O 42º Congresso Nacional da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) realiza-se em Aveiro, de 8 a 11 de dezembro, com o tema “Turismo: Liberdade de escolha e fatores de competitividade”.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, na cerimónia de apresentação do tema e do logótipo do congresso, explicou a escolha deste ano:
“Liberdade de escolha porque, nesta era digital, continua a ser um valor importantíssimo e, no mundo digital é algo mais percecionado do que real, porque o consumidor tem a perceção de ter uma maior liberdade de escolha do que na realidade tem.
Fatores de competitividade porque, quaisquer que sejam os resultados do nosso país e das nossas empresas, mesmo francamente animadores como têm sido, preocupamo-nos, não apenas com o presente, mas também com o futuro, o qual depende dos nossos fatores de competitividade, o modo como os conseguimos trabalhar e desenvolver”.
O congresso irá iniciar-se, na linha dos anteriores, com a intervenção de um destacado economista português sobre o tema dos «Desafios e a Responsabilidade de ser Português», prosseguindo nos dias seguintes com debates sobre o «Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens», «Fatores de Competitividade: Uma Estratégia para Portugal» e «Fatores de Competitividade: Estratégias para as Empresas», nos quais se conta com a presença de reputados oradores nacionais e internacionais, segundo comunicado.
A realização do evento na cidade de Aveiro deve-se “à importância das entidades regionais de turismo e do território e das ligações às autarquias, o que, muitas vezes representa um dos maiores desafios”, afirmou o presidente da APAVT e porque “é conhecida a paixão que a APAVT tem pela equipa do Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), por causa da paixão que o Pedro Machado e a sua equipa têm pelos agentes de viagens, o que os torna um exemplo fantástico de relacionamento com o setor”.
“A cidade de Aveiro consegue acolher congressos desta dimensão e do ponto de vista geográfico, todo o eixo Coimbra- Aveiro é muito favorável para o nosso país, provocando uma grande adesão do ponto de vista nacional a este tipo de eventos”.
Pedro Costa Ferreira referiu que o fato de Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, ser um político “cosmopolita, moderno e que está atento às necessidades das pessoas e da interligação multidisciplinar com o turismo e ao efeito que este tem no desenvolvimento económico da sua cidade” foi também decisivo na escolha da cidade anfitriã.
O presidente do TCP, Pedro Machado, esclareceu que a competitividade “faz parte dos três C´s do centro de Portugal: crescimento, competitividade e coesão”, pelo que “saúdo que o presidente da APAVT tenha escolhido um dos nosso maiores desafios que é fazer com que um território com as caraterísticas que tem o centro do país, do ponto de vista da área geográfica e por força do número de municípios que tem (cerca de cem), aproveite todas as suas sinergias”.
Ribau Esteves manifestou grande satisfação por acolher o congresso de 2016, indicando que se tratou de um “incentivo para um conjunto de investimentos a pretexto de nos qualificarmos para este desafio e para o gerirmos bem”, revelando que uma das novidades daí emergentes é a “nova campanha de marketing territorial, a primeira à escala municipal e que promove a cidade com a referência “Aveiro, a cidade dos canais”, sendo “muito feliz a escolha da APAVT para o logo (uma versão estilizada do moliceiro), uma vez que é, sem dúvida, uma referência de Aveiro”.
Os congressos da APAVT são considerados como o principal fórum de debate turístico nacional e realizam-se anualmente, congregando habitualmente centenas de profissionais dos mais diversos sectores da actividade turística.