fbpx
Início Atualidade Nacional LXi, design e bom gosto no Restaurante Eleven

LXi, design e bom gosto no Restaurante Eleven

0
LXi, design e bom gosto no Restaurante Eleven


De 5 a 9 de Outubro, integrado na Intercasa, decorre na FIL a 1º edição do LXi – Lisboa Interiors Design.

Foi no dia 25 deste mês que decorreu no Restaurante Eleven em Lisboa o cocktail de apresentação da 40ª edição da Intercasa que irá ter lugar na FIL de 5 a 9 de Outubro. Após 40 anos “é altura de [a Intercasa] ter um novo enfoque, ser mais atual, responder melhor aos desafios e às necessidades dos consumidores finais”, afirma Fátima Vila Maior, responsável pela Intercasa. A grande particularidade apresentada este ano é o facto de acolher a 1ª edição LXi – Lisboa Interiors Design, “uma feira que tem muito mais a ver com a casa, com os ambientes, com o lifestyle”, reitera a mesma.

De acordo com Sónia Pereira, uma das artistas presentes no LXi e que estará responsável pelo quarto de casal da Casa de Férias, este projeto tanto é uma proposta que fazem ás pessoas, assim como uma mostra do trabalho dos envolvidos. Assim, “a LX o que propõe aos visitantes é haver um espaço em que os criadores fazem uma proposta para uma casa específica e uma mostra do nosso trabalho, da linguagem, daquilo que nós somos dentro do desafio que nos foi proposto”. Na opinião de Patrícia Catalão, uma das nomeadas para o LXi deste ano e responsável pela casa de banho da Casa de Férias este “é um projeto interessante, não só para divulgar os arquitetos que não têm nome conhecido” mas também para ajudar na “ligação entre a arquitetura em si e a arquitetura de interior”. Na opinião da própria “no LXi vamos ter oportunidade de mostrar os nossos conhecimentos e o que é que podemos fazer de inovador num espaço, acabando por ser uma oportunidade para as pessoas perceberem que um arquiteto também é importante para tornar um espaço ergonómico e funcional.

No LXi deste ano vão participar 18 arquitetos e designers que irão espelhar o que de melhor se pode encontrar nas tendências de consumo ao nível do design de interiores. Neste sentido, aquando da Intercasa poderemos encontrar uma FIL transformada na qual no corredor central os visitantes se vão deparar com um corredor composto por 3 “Ambientes Casa”, assim como espaços reservados ao “trend talks”, “Master Classes” e ao conceito de “Be a Home Chef”.

Começando pelo primeiro, o highlight deste ano, os “Ambientes Casa” serão compostos por 3 tipologias de “Casa Ideal”: “Casa de Família”, “Casa de Solteiro” e “Casa de férias”. De acordo com Fátima Vila Maior, “Casa Ideal é um conceito em que pedimos a alguns arquitetos de interiores que envolvam as várias divisões (…) É introduzir o serviço de decoração de interiores numa feira”. Cada tipologia corresponde a uma ideia ou conceito ou a uma definição, no qual a decoração/arranjo de cada divisão ficará a cargo de um ou dois arquitetos ou designes, sendo que, de acordo com Fátima Vila Maior, um dos objetivos será “contar uma história de 3 casas, 3 famílias e 3 realidades portuguesas”.

As “trend talks” propostas serão conversas sobre as tendências da decoração de interiores dirigidas para o público e conduzidas por profissionais da área. As “Master Classes” igualmente dirigidas ao público e orientadas por profissionais terão como propósito lançar desafios envolvendo marcas e produtos com temas distintos. Já o conceito de “Be a Home Chef”, será um espaço assinado por chefs de renome para a promoção de diversas marcas e produtos pela degustação de sabores e experiências. A aposta da Intercasa no LXi dá-se também no sentido de fazer “um restyling porque é uma alteração completa de ir a uma feira, que são espaços que não são dinâmicos, e nós queremos que haja uma grande interação com os participantes”, remata Fátima Vila Maior.

Sobre o design em Portugal, Sónia Pereira afirma que o mesmo tem vindo a crescer e que “cada vez mais as pessoas percebem a importância de ter um designer de interiores e a ajuda que ele lhes pode proporcionar”. Patrícia Catalão reitera a importância do design de interiores na medida em que “um espaço bem pensado e bem conseguido vai ter impacto no dia-a-dia da pessoa; se calhar não se apercebe, mas o seu dia-a-dia vai ser diferente”. Ao nível da evolução do design de interiores no território nacional, a mesma é da opinião de que “essa preocupação já existe há algum tempo mas não é generalizada. É uma evolução. Não é de repente agora que houve um interesse sobre isso”

No dia do cocktail de apresentação, design foi a palavra de ordem, personificada na decoração patrocinada pelos arquitetos e designers que este ano preencherão o corredor central da FIL. Neste sentido, chegados aos Paços do Eleven, deparámo-nos com um cenário de piquenique em que os artistas presentes expuseram aquilo que de melhor fazem. Ao som de Samuel Lercher Trio e de um sol ameno, o cocktail decorreu num ambiente tranquilo e glamoroso onde não faltou decoração e bom gosto.