Aos comandos da mais recente evolução do Yamaha YXZ 1000R SS Ricardo Carvalho venceu hoje a derradeira prova do TT nacional neste ano de 2016. Mesmo sendo uma prova extra-campeonato as 3 Horas TT UTV Vila de Fronteira contaram com quase quatro dezenas de equipas presentes com formações a solo ou compostas por dois pilotos.
Foi Bruno Martins o mais rápido na qualificação na frente de António Ferreira, o vencedor em 2015, mas no momento do arranque Ferreira assumiu a liderança na frente de Martins e assim se mantiveram nas duas primeiras voltas, até que Bruno Martins foi forçado a abandonar depois de ter sido vitima da projecção de uma pedra que ao embater na face do piloto obrigou a que este fosse mesmo socorrido em Estremoz.
António Ferreira ficou então na liderança que manteve até ao final da primeira hora de corrida quando parou para reabastecer e entregou o comando de corrida a Ricardo Carvalho que não mais largou a primeira posição para cruzar a linha de meta no final das três horas na frente de Nuno Ferreira e João Dias, estes após um intenso duelo que ficou decidido apenas na última volta de prova.
João Dias atacou a passagem final ao 17 quilómetros de percurso com uma vantagem reduzida face a Ferreira, perdendo o segundo posto para fechar a prova no degrau mais baixo do pódio. António Coimbra foi o quarto classificado na frente de Rita Oliveira, a melhor senhora no final da prova igualmente.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ricardo Carvalho – Yamaha com 16 voltas
2º Nuno Ferreira/Jorge Areia – Yamaha a 4m33.37s
3º João Dias/Pedro Carvalho – Polaris a 4m56.47s
4º António Coimbra – Polaris a 1 volta
5º Rita Oliveira – a 1 volta