Foi mais de um milhar de presidentes de junta de freguesia que estiveram presentes, ontem, dia 13, na Aula Magna, em Lisboa, num encontro com o Presidente da República, o qual culminou com um concerto da fadista Cuca Roseta. Marcelo elegeu o fado como forma de agradecer os quatro anos de mandato aos autarcas.
Marcelo, tal como já havia feito em anterior ocasião, considerou que “O poder local é, à sua maneira, um fusível de segurança da democracia portuguesa”, pois, “as autarquias locais têm sido a garantia da participação de milhares de portugueses e o travão das experiências menos democráticas ou de afirmação democrática mais questionável”.
Pedindo união aos partidos políticos, pediu que até às eleições de outubro seja aprovada legislação para o reforço de competências das autarquias. “Esqueçam o secundário que os divide e pensem no essencial que os deve unir e aprovem essa legislação” pois as autarquias “devem ter condições políticas, administrativas e financeiras”.
O encontro terminou com um concerto, soberbo, de Cuca Roseta o qual terá sido muito mais que música para os ouvidos dos presentes.