O Festival Literário da Madeira conquistou bem cedo um lugar sólido no panorama cultural português. A organização do FLM está a cargo da associação ECA – Eventos Culturais do Atlântico, que tem por principal objetivo a promoção sociocultural através do fomento da prática artística e pedagógica, e organização de eventos nacionais e transfronteiriços e de desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação.
Literatura e a Web – entre o medo e a liberdade é o tema para uma semana de encontros, debates, concertos, sessões de autógrafos, entre muitos outros momentos que o evento proporciona em vários pontos da ilha, de 14 a 18 de Março.
Por este festival já passaram autores premiados das mais diversas nacionalidades como Eduardo Lourenço, Alberto Manguel, Helder Macedo, Naomi Wolf, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Samar Yazbek, Lídia Jorge e o recentemente falecido Zygmunt Bauman.
A sessão de abertura terá a participação da Prémio Nobel de 2015, Svetlana Alexievich, que estará à conversa com o jornalista Luís Caetano.
Os autores angolanos Pepetela e Ondjaki integram a lista de participantes da edição deste ano, numa conversa moderada pelo jornalista Fernando Alves.
O momento musical acontecerá no dia 17 de março e será marcado pela voz singular de Teresa Salgueiro.