Este fim-de-semana, OS FABULOSOS TAIS QUAIS atuam no Convento de S. Francisco em Coimbra (1 de Abril) e na Casa da Música no Porto (2 de Abril). Os espetáculos assinalam o lançamento do novo CD/DVD editado no passado dia 24 de Maio, intitulado “OS FABULOSOS TAIS QUAIS AO VIVO NO TIVOLI”. O CD/DVD documenta em áudio e vídeo o concerto único que esgotou a sala lisboeta a 29 de Maio de 2016 e onde foi apresentado o álbum de estreia do grupo, “OS FABULOSOS TAIS QUAIS”, cujo single de apresentação é o tema “Algibeira”.
Está assim lançado o mote para os três espetáculos que se irão realizar no mês de Abril, em Coimbra (Convento de S. Francisco), Porto (Casa da Música) e Beja (Pax Júlia), nos dias 1, 2 e 15, respetivamente.
O Alentejo ocupa o grande espaço do repertório deste grupo formado por João Gil, Vitorino, Tim, Vicente Palma, Celina da Piedade, Paulo Ribeiro e Sebastião Santos. As violas, o acordeão, a percussão, quem sabe uma viola campaniça e um coro de arrepiar. Mas pelo meio há também Jorge Serafim, conhecido contador de histórias, que aqui aparece como o anfitrião de um lugar ficcional chamado A Venda do Isaías, e que partilha as suas pérolas de sabedoria desfiando histórias, anedotas, contos populares.
A música não é apenas a música, neste caso. Fala por toda uma região. E, por isso, não começa ao primeiro acorde e não termina com os aplausos, não vive na prisão dessas regras ditadas pelos palcos. Vive destas trocas espontâneas, que é lançada por um e agarrada pelos restantes, mas que pode ser atravessada por um relato que Isaías/Serafim vai buscar ao baú da sua sabedoria popular. Seguem-se umas às outras, músicas e histórias, da mesma maneira que a mesa parece estar sempre repleta.