Oito anos depois, a Red Bull Air Race regressou ao Porto para ser recebida por quase um milhão de pessoas. 850 mil assistiram nas margens do rio Douro a uma corrida única, pautada pelo constante espectáculo e emoção. Martin Sonka foi o grande vencedor no Porto e é agora o novo líder do campeonato.
Os portugueses receberam de braços abertos este aguardado regresso, comprovando como a Red Bull Air Race chama tanto os admiradores da aviação desportiva, como os simples curiosos que não resistem a um espectáculo como este. Os pilotos que por cá tinham competido entre 2007 e 2009, recordavam-se do ambiente fantástico que acompanhava a corrida, pelo que ficaram muito satisfeitos por ter novamente a possibilidade de voar sobre um cenário fantástico. Por um lado, a multidão que de olhos no céu vibrava com a passagem dos aviões, por outro, um centro histórico, Património Mundial, oferece uma paisagem maravilhosa que os pilotos puderam admirar de uma perspectiva privilegiada.
Claro que quando a competição começa não há tempo para admirar mais nada que não sejam os pórticos. Com a luta pelo campeonato ao rubro, os pilotos não se pouparam. Foram rondas de enorme emoção e indefinição. Kirby Chambliss era um dos principais favoritos, mas sofreu uma penalização de dois segundos na final 4 e ficou assim arredado de conquistar a sua terceira vitória consecutiva. Se não tivesse cometido esse erro, teria ganho (1:09.141). Aproveitou Sonka. O piloto checo tirou Chambliss da liderança do campeonato com o tempo de 1:07.229.
Lidera agora o campeonato com 54 pontos, mais quatro que Peter McLeod, com Kirby Chambliss a cair para terceiro (47), quando ficam a faltar duas corridas para o final: Lausitz, Alemanha, e Indianáplos, EUA. “Foi um bom resultado. Era uma corrida chave. Nas últimas somei penalizações e estava na altura de correr bem de novo. Não podia estar mais feliz e sabe bem estar na liderança”, disse Sonka.
Em segundo lugar ficou Pete McLeod (1:07.342). O canadiano esteve muito forte durante o fim de semana e foi o mais rápido na qualificação pela quarta vez consecutiva. Mas mais uma vez não conseguiu transformar esse resultado numa vitória, continuando a somar segundos lugares. O australiano Matt Hall (1:08.508) fechou o pódio, algo especial por duas razões: foi precisamente no Porto onde subiu pela primeira vez ao pódio na carreira e porque está a ter uma época abaixo do esperado, depois de duas a lutar pelo título.
Na Challenger Class, Florian Bergér – campeão em título e líder do campeonato – dominou na sexta-feira e sábado, mas acabou por ficar em segundo, batido pelo americano Kevin Coleman (1:19.019), que ontem tinha feito o pior dos tempos na qualificação. Bergér foi apenas 0.177 mais lento que o vencedor. A fechar o pódio ficou a primeira mulher a participar nesta competição, a francesa Mélanie Astles (1:19.756).
CLASSIFICAÇÕES
MASTER CLASS | APÓS 6 ETAPAS
1º Martin Sonka República Checa 54 PONTOS
2º Pete McLeod Canadá 50 PTS
3º Kirby Chambliss EUA 47 PTS
4º Yoshihide Muroya Japão 39 PTS
5º Petr Kopfstein República Checa 34 PTS
6º Matthias Dolderer Alemanha 27 PTS
7º Matt Hall Austrália 25 PTS
8º Michael Goulian EUA 24 PTS
9º Juan Velarde Espanha 21 PTS
10º Mikael Brageot França 15 PTS
CHALLENGER CLASS | APÓS 6 ETAPAS
1º Florian Berger Alemanha 36 PONTOS
2º Kevin Coleman EUA 26 PTS
3º Daniel Ryfa Suécia 24 PTS
4º Luke Czepiela Polónia 24 PTS
5º Mélanie Astles França 18 PTS
6º Batiste Vignes França 14 PTS
7º Ben Murphy GB 14 PTS
PILOTOS
MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Muroya Japão
Peter Podlunsek Eslovénia
Martin Sonka República Checa
Juan Velarde Espanha
CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Berger Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Luke Czepiela Polónia
Daniel Genevey Hungria
Ben Murphy Reino Unido
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França
CALENDÁRIO
Emiratos Árabes Unidos Abu Dhabi | 10 e 11 fevereiro
Estados Unidos da América San Diego | 15 e 16 abril
Japão Chiba | 3 e 4 junho
Hungria Budapeste | 1 e 2 julho
Rússia Kazan | 22 e 23 julho
Portugal Porto | 2 e 3 setembro
Alemanha Lausitzring | 16 e 17 setembro
Estados Unidos da América Indianápolis | 14 e 15 outubro