O veículo, denominado StreetScooter WORK XL, tem por base um chassis da Ford Transit, com uma motorização eléctrica a bateria e com uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações da Deutsche Post DHL.
Em 2017, serão produzidas cerca de 150 e-vans na fábrica da StreetScooter em Aachen, Alemanha. A Deutsche Post DHL utilizará as e-vans como apoio ao seu serviço de distribuição de encomendas na Alemanha. Deutsche Post DHL, StreetScooter e a Ford planeiam construir 2.500 e-vans até final de 2018. Tal como os modelos StreetScooter eléctricos já existentes, o WORK e WORK L, o WORK XL poderá ser também vendido a outros clientes.
Cada WORK XL poderá poupar cerca de cinco toneladas de CO2 e 1.900 litros de combustível diesel por ano. Com os 2.500 veículos ao serviço como planeado, tal pode resultar numa poupança total de 12.500 toneladas de CO2 e 4,75 milhões de litros de combustível por ano.
Jürgen Gerdes, membro do Conselho de Administração de Correios – eCommerce – Encomendas, do grupo Deutsche Post DHL, assegurou: “A nova StreetScooter WORK XL expande a nossa frota eléctrica no segmento de veículos comerciais. É o veículo perfeito para a distribuição de encomendas nas grandes cidades e em áreas urbanas de grande dimensão, e nos permitirá responder ao crescente volume de encomendas de um modo mais silencioso e respeitador do meio ambiente. Com este compromisso, também estamos a sublinhar a nossa pretensão de sermos líderes de mercado de logística verde.”
Steven Armstrong, vice-presidente de grupo e presidente da Europa, Médio Oriente e África, Ford Motor Company, declarou: “Estamos realmente orgulhosos deste ambicioso projecto e da sólida parceria que desenvolvemos com o grupo Deutsche Post DHL e a StreetScooter. Este projecto conjunto constituirá o maior fabricante europeu de furgões eléctricos de tamanho médio e com emissões zero e não acontece cedo demais. Autocarros, carros e, claro, furgões de distribuição, desempenham um papel vital no nosso dia-a-dia, mas temos de encontrar uma forma de os tornar mais limpos. Este projecto é um grande passo nessa direcção.”
O WORK XL terá um volume de carga de 20 metros cúbicos e espaço para acomodar mais de 200 encomendas. A e-van está equipada com um sistema de bateria modular disponibilizando entre 30 kWh a 90 kWh de potência, dotando-a de uma autonomia entre 80 km e 200 km.
A WORK XL não é apenas diferente na dimensão e autonomia dos outros furgões seus semelhantes – a WORK (4 metros cúbicos de capacidade de carga) e a WORK L (8 metros cúbicos) – mas difere também na construção da sua carroçaria. A área de carga da WORK XL está equipada com prateleiras e é acessível a partir da cabina do condutor. O veículo pode ser carregado através do portão traseiro e da porta lateral deslizante. Com uma capacidade de carregamento de até 22 kW, o tempo médio de carga é de três horas.
Para além do novo modelo WORK XL, mais de 3.000 unidades dos veículos eléctricos StreetScooter WORK e WORK L e mais cerca de 10.500 pedelecs (bicicletas eléctricas), estão actualmente ao serviço na Deutsche Post DHL, tornando o grupo na maior operadora de frotas eléctricas na Alemanha.