Depois de validados os critérios de participação, as candidaturas seguem para estudo de mercado, que irá definir os produtos mais inovadores desta edição.
Como é habitual, este estudo será feito junto de 6 mil consumidores e os resultados finais serão apresentados na Cerimónia de Entrega de Prémios, a 23 de janeiro 2018.
O Produto do Ano é o maior e único prémio mundial que premeia os produtos que se destacam pela inovação, com voto direto dos consumidores.
Para José Borralho, responsável pelo PDA, “a maior prova de que o Produto do Ano proporciona resultados significativos é o facto de 90% dos nossos vencedores voltarem a concorrer no ano seguinte”. “No que diz respeito às categorias dos produtos, há algumas novidades em termos de produtos para o lar, em especial ao nível das comunicações e produtos com preocupação com a saúde”, explica José Borralho.
Criado em França em 1987, o Produto do Ano é já atribuído em mais de 35 países de todo o mundo com o mesmo objetivo: guiar os consumidores até aos melhores produtos no mercado e premiar os produtores pela qualidade e inovação.30