O parto ocorreu pelas quatro da manhã, quando o autocarro daquela transportadora rodoviária internacional de passageiros se encontrava a cerca de 30 minutos de San Sebastián, capital do País Basco, em Espanha.
Segundo o motorista da Internorte/Intercentro, Ricardo Hilário, a mãe é uma jovem de origem africana com apenas 18 anos de idade e que tinha como destino a cidade francesa de Bordéus.
Ricardo Hilário relatou que a jovem pediu ajuda aos passageiros, o que lhe permitiu aperceber-se de imediato que esta estava em trabalho de parto. Em poucos minutos, o motorista conseguiu chegar à área de serviço mais próxima, onde pediu ajuda para chamar uma ambulância.
Contudo, enquanto aguardava a chegada da ambulância na estação de serviço, a jovem acabou mesmo por dar à luz no interior do autocarro, tendo Ricardo Hilário e o segundo motorista, Pedro Santos, assegurado os primeiros cuidados ao bebé, o que pode ter valido a sua sobrevivência.
A jovem mãe e o bebé, um menino, foram de seguida transportados para uma unidade de saúde local, onde receberam os habituais cuidados de saúde, tendo o motorista confirmado que ambos se encontravam bem.