A Madeira é cada vez mais uma referência mundial na prática de desportos. As montanhas, as belas paisagens, o clima ameno durante todo o ano, a comida deliciosa e cultura de mais de 500 anos torna a Madeira um dos principais locais para mountain bike sendo considerado o local com o terreno mais diversificado do mundo. Em 2017, Freeride Madeira e o Clube Caniço Riders deram um impulso fundamental ao destino Madeira, ao organizarem o Trans Madeira prova do Enduro World Series o que fez com que tenham vindo de várias partes do mundo 370 amantes da modalidade para participar na prova. A competição terá a sua segunda edição, em 2018, de 5 a 9 de junho.
Será neste contexto que Myriam Nicole terá estado na Madeira. Myriam nasceu a 8 de fevereiro de 1990, tendo crescido em Montpellier no sul da França. A sua perícia de mountain bike foi desenvolvida nas corridas ‘TRJV’, uma combinação de downhill, cross-country e trial com a mesma bicicleta. Aos 14 anos decidiu dedicar-se em exclusivo ao downhill.
Em 2009 e 2010 ganhou o campeonato europeu de downhill realizando uma boa temporada no Campeonato do Mundo, com um terceiro lugar no Champery e o quinto lugar à geral.
Em 2011 (agosto), Myriam obteve a sua primeira vitória numa corrida do Campeonato do Mundo em Val di Sole, tendo terminado no quarto lugar do ranking.
2012 foi um ano aziago, com lesões e uma clavícula partida Myriam ainda conseguiu ir a Val di Sole e Mont-Sainte-Anne conquistar o terceiro lugar daquela prova do Campeonato do mundo.
A sua carreira tem sido em sentido ascendente, sendo em 2017 considerada uma das 9 melhores atletas de bicicleta de downhill.