Tentamos esquecer os momentos menos bons e traçamos um novo caminho, na certeza que 2018 será um ano repleto de saúde e sucesso profissional e pessoal.
Contudo, torna-se bastante importante fazer um balanço sobre o ano que passou.
Recordemos o momento que pintou de negro a paisagem de Portugal: a tragédia dos incêndios. Face à falta de meios para lutar contra o fogo de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, no dia 17 de Junho, foram registadas 66 vítimas mortais e mais de 200 feridos.
Um cenário que se viria a repetir meses depois. 15 de Outubro, viria a ser mais um dia de terror que abalou o país. Distribuído em vários distritos, foram registadas 45 vítimas mortais, 800 casas ardidas e centenas de empresas destruídas.
Após três dias, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, pediu demissão, tendo sido substituída por Eduardo Cabrita.
Mas recordemos os bons momentos. A euforia da vinda do Papa Francisco a Fátima. Um milhão de pessoas deslocaram-se até ao santuário para vivenciar um momento único.
Um dia que ficou para sempre na memória de todos os portugueses por outro motivo, a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão. Portugal conquistava assim pela primeira vez o primeiro lugar na competição de música europeia.
2017 foi também o ano em que Emmanuel Macron foi eleito Presidente da França tornando-se assim o mais jovem de sempre a presidir o país.
E voemos até ao Reino Unido. O país iniciou a sua saída da União Europeia.
E continuando no país britânico salienta-se o anúncio oficial do casamento do filho mais novo da princesa Diana, Harry, com a ex-atriz Meghan Markle, agendado para maio do próximo ano.
Voltemos a Portugal e aos portugueses. Cristiano Ronaldo alcança a sua quinta bola de ouro. E ainda no futebol o Benfica sagra-se tetracampeão.
Na tecnologia, o Web Summit voltou a Portugal e a robô Sophia foi a grande atração do evento que originou vários debates sobre o desenvolvimento da inteligência artificial.
Contudo, foi um ano também de muitas ‘partidas’ de várias personalidades: Mário Soares, Belmiro de Azevedo, Américo Amorim, D.Manuel Martins, Medina Carreira, Daniel Serrão, Fernanda Borsatti, Helmut Kohl, Simone Veil, Roger Moore, Jerry Lewis, Tom Petty, Johnny Hallyday e Zé Pedro.
Um ano marcado por vários momentos de tristezas e outros de alegrias.
Desejamos a todos um ano repleto de saúde, objectivos concretizados e desafios superados.
Feliz 2018.