Há pouco mais de 125 anos Jesse Reno inventou a primeira escada mecânica, que foi patenteada a 15 de março de 1892. A primeira escada mecânica, conhecida então como elevador inclinado, foi instalada no Old Iron Pier em Coney Island, em Nova Iorque, a 16 de janeiro de 1893. Esta escada móvel elevava os passageiros através de uma correia transportadora num ângulo de 25 graus e viajava apenas a sete pés.
Esta escada trabalhou durante duas semanas no Old Iron Pier antes de ser deslocada para a Ponte de Brooklyn. Estima-se que tenha transportado 75.000 passageiros durante as duas semanas de atividade no Old Iron Pier. Hoje em dia, mais de 100 mil milhões de pessoas só nos Estados Unidos usam estes equipamentos todos os anos.
Aperfeiçoada pela thyssenkrupp Elevator
A tecnologia que Jesse Reno desenvolveu há 125 anos foi aperfeiçoada ao longo das últimas décadas pela thyssenkrupp Elevator. Hoje em dia, a empresa tem escadas mecânicas em todo o mundo, e se todos os equipamentos da thyssenkrupp se juntassem para formar um só, seria longo o suficiente para subir a uma montanha com 500 quilómetros de altura.
A thyssenkrupp dispõe de uma enorme variedade de equipamentos, desde escadas com apenas 890 centímetros até às que medem 53,86 metros. Existem modelos “Royal Mode” que se ligam e desligam ao pressionar apenas um botão, e até soluções móveis “to go”, que podem ser transportadas pelo mundo inteiro em aviões. Em Praga e em algumas cidades da Rússia, as pessoas deslocam-se a alta velocidade, com algumas escadas a transportar os passageiros a 0,9 metros por segundo.
Na Alemanha, as escadas só começaram a ser produzidas em série em 1950. Antes disso, eram construídas à mão na zona da obra.
Empregador em todo o mundo
A thyssenkrupp Elevator não só transposta pessoas e mercadorias como também é um empregador de excelência. Hoje em dia, emprega mais de 155 000 pessoas em todo o mundo, tanto na indústria dos elevadores como das escadas mecânicas. Só na Alemanha são mais de 18 000.
Atualmente, na Europa, existem mais de 136 000 escadas instaladas, 35 600 das quais na Alemanha. A duração media de uma escada é de 30 anos, antes de ser necessária uma modernização. Ainda assim, este negócio continua em crescimento, com cerca de 5 500 novas escadas todos os anos.
Os 125 anos das escadas mecânicas são um momento de celebração para a thyssenkrupp porque lhe permite olhar para o passado e perspetivar o futuro, tendo em conta o potencial técnico de desenvolvimento da mobilidade urbana.
Juntamente com o elevador sem cabos, o MULTI, a thyssenkrupp revela já um pouco do que o futuro pode reservar.