Sob a liderança do Zhengzhou Coal Mining Machinery Group Co., Ltd. a empresa vai continuar a sua história de sucesso, sendo a SEG Automotive Portugal, Unipessoal Lda. parte integrante do crescimento global e da estratégia do grupo para o futuro.
Albano Magalhães, Diretor Geral da SEG Automotive Portugal, Unipessoal Lda, salienta, “O nome é novo, mas a SEG Automotive compromete-se com a continuidade, especialmente no que diz respeito à estratégia das operações e aos nossos colaboradores. Os seus vários anos de experiência, a sua competência e compromisso contribuem significativamente para o nosso sucesso. Assim sendo, a nossa operação continuará a ser parte importante da rede de produção global e nós um empregador sustentável na região de Vila do Conde.”
Desde os primórdios da indústria automóvel ao futuro da mobilidade
Há mais de um século atrás – em março de 1914 – a Bosch apresentou o seu primeiro motor de arranque elétrico para veículos. Substituiu o “suado” e, muitas vezes, perigoso arranque à mão. O ano anterior tinha testemunhado a sua introdução da “luz Bosch”: alimentou as primeiras luzes elétricas para carros – sendo a origem dos alternadores ainda usados hoje em dia. Esta divisão da Bosch continuou a melhorar a eficiência e funcionalidade dos motores de arranque e alternadores para veículos ligeiros e veículos comerciais – ao inventar o Start/Stop já no início do séc. XXI, por exemplo.
Com o seu Boost Recuperation Machine (BRM), a SEG Automotive está agora a criar o caminho para uma tecnologia híbrida com eficiência de custos e amiga do ambiente, tanto para construtores, como para condutores: o BRM acumula energia da travagem e usa-a através de um sistema elétrico de 48 volts para poupar combustível, possibilitar um impulso nas ultrapassagens ou até mesmo planar (coasting) com o motor desligado.
Redução de CO2 para todas as tecnologias de condução
A nova empresa está empenhada em continuar ativamente a contribuir para a redução das emissões de CO2 em veículos ligeiros e comerciais, para responder ao desafio colocado pelas alterações climáticas – globalmente e em todas as tecnologias de mobilidade. Ainda que a eletromobilidade continue a ganhar terreno, o motor de combustão permanecerá um pilar da mobilidade individual no mundo inteiro durante um período de tempo ainda considerável. Assim, geram-se para os construtores automóveis grandes desafios, nomeadamente no que toca à redução do consumo das frotas e à implementação de soluções que permitam atingir os objetivos climáticos.
Com o Boost Recuperation Machine (BRM), a SEG Automotive vem oferecer um tipo de tecnologia que permite tornar híbridos os motores a diesel e a gasolina de uma forma simples e economicamente viável. Com efeito, através do uso do BRM por si só, o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2 dos motores de combustão, podem ser reduzidos em aproximadamente 15%. Uma tecnologia Start/Stopavançada, bem como alternadores de alta eficiência permitem igualmente poupanças significativas. Os ganhos de eficiência atingidos não são uma mais-valia teórica que pode apenas ser verificada em condições teste: as tecnologias da SEG Automotive reduzem efetivamente o consumo de combustíveis e as emissões de CO2 diariamente e em condições reais.
Continuidade apesar da mudança
Tal como no início, a SEG Automotive será um dos principais fornecedores no seu sector de atuação. Com 16 operações em todo o mundo, mais de 8000 colaboradores e uma vasta gama de produtos, está fortemente posicionada no mundo para enfrentar os desafios atuais e futuros dos fabricantes automóveis.
Num momento-chave, a empresa optou pela continuidade: todas as operações serão preservadas. O foco permanece na elevada qualidade dos produtos e na inovação baseadas numa engenharia de ponta. Por último, a jornada de continuidade em direção à eletromobilidade – que começou com o desenvolvimento do Boost Recuperation Machine (BRM) – irá continuar. O novo nome, SEG Automotive, é testemunho da importância deste segmento de produtos para a empresa: a estabelecida SG (Starter Motors & Generators) está a ser expandida com um E de Electrification components.
A equipa de gestão, que tornou a SG tão bem-sucedida em anos anteriores, irá continuar a assegurar que a SEG Automotive cresce de forma lucrativa a longo prazo. Ulrich Kirschner, CEO da SEG Automotive, define o novo nome no contexto da estratégia corporativa: “Com a nossa gama de produtos, apoiamos de forma eficiente os fabricantes automóveis de todo o mundo na redução das emissões de CO2 – independentemente da tecnologia usada. Em coordenação com o novo acionista, ZMJ, a SEG Automotive tem um grande potencial para a inovação e promoção do crescimento global, particularmente no importante mercado chinês.”