O programa do evento apresentou novos lançamentos e rótulos icónicos, tendo ainda registado um invejável programa de provas comentadas, que incluiu a abertura de garrafas de vinhos portugueses raros (incluindo vinhos do Porto do século XIX) e de vinhos franceses, italianos, australianos e brasileiros absolutamente exclusivos – alguns dos quais de produções limitadas, inferiores a um milhar de unidades.
“Quinze anos depois da primeira concretização de um sonho, hoje a realidade não deixa margem de contestação: estamos perante o mais importante evento de vinho realizado em Portugal – o mais visitado, o mais mediático, aquele que acolhe um maior número de jornalistas e líderes de opinião internacionais. É a montra privilegiada do vinho no nosso país, é a casa das grandes empresas e dos produtores de mínima dimensão, é o evento que reúne a maior diversidade de projetos. O público tem percebido isso e, edição após edição, comparece em elevado número, o que nos obriga a ser cada vez mais exigentes com um conjunto de detalhes que ajudam a marcar a diferença“, refere Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho e da Revista de Vinhos.
“O Essência do Vinho há muito que extravasou as fronteiras do Palácio da Bolsa, o cenário singular que o acolhe. Se na semana em que decorre mexe com a hotelaria e a restauração do Grande Porto, não menos verdade é que anualmente marca o calendário europeu das iniciativas relevantes do setor, tendo alcançado um prestígio internacional que muito nos orgulha. Esse tem sido um trabalho que temos reforçado ao longo dos últimos anos, sobretudo através de um forte investimento que permite a vinda ao país de especialistas de outras nacionalidades. Sem financiamentos externos e com muito critério, privilegiando wine experts que acrescentem algo sobre o vinho português nos respetivos mercados de origem“, sublinha Nuno Botelho, igualmente diretor da Essência do Vinho.
No total, 50 especialistas de 13 nacionalidades (Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suíça) foram convidados pela organização e participaram num conjunto de atividades específicas, que incluiu a eleição do “TOP 10 Vinhos Portugueses”.
Entre representantes de Media internacionais e portugueses, Essência do Vinho – Porto credenciou quase 300 jornalistas e, no online, as publicações nas redes sociais, em páginas oficiais alusivas ao evento, obtiveram um alcance superior a 4,8 milhões de pessoas, o que representa um aumento de mais de 300% face ao ano anterior (1,2 milhões).
ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO é uma organização da Essência do Vinho e da Associação Comercial do Porto, com o apoio da Revista de Vinhos. A 16ª edição será realizada de 21 a 24 de fevereiro de 2019 no local de sempre, o Palácio da Bolsa.
Antes, a Essência do Vinho e a Revista de Vinhos promovem nova edição do ENCONTRO COM VINHOS e ENCONTRO COM SABORES, de 2 a 5 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, com a particularidade de dois dias serem exclusivamente dedicados a profissionais do setor.