Criado pela Land Rover Design e pela divisão Special Vehicle Operations, o SV Coupé é um claro exemplo do design Range Rover, da sua capacidade e de acabamentos artesanais. Num ambiente sedutor, o interior apresenta a próxima geração de um interior de luxo, combinado com as capacidades fora de estrada esperadas de um Range Rover. Serão produzidas apenas 999 unidades manualmente para todo o mundo.
Gerry McGovern, diretor de Design da Land Rover, comenta: “O Range Rover SV Coupé é uma celebração do estilo Range Rover. Com um perfil de duas portas absoluto, este coupé de quatro lugares de tirar a respiração, alude às suas origens históricas, mostrando-se, simultaneamente, moderno e contemporâneo. Com uma beleza extraordinária, e mecanicamente soberbo, o Range Rover SV Coupé é o Range Rover mais distinto, luxuoso e exclusivo de sempre.”
Com proporções de grande beleza e uma presença em estrada possante o SV Coupé não tem concorrentes com este nível de presença em estrada. Com o característico tejadilho flutuante, a linha de cintura elevada e uma traseira bem definida é imediatamente identificado com o ADN Range Rover, mas de uma forma expressiva e exclusiva.
A pureza de linhas do SV Coupé é complementada na perfeição pelas elegantes portas com vidro sem moldura. Em combinação com o tejadilho panorâmico, a luz inunda o interior realçando um ambiente descontraído, sofisticado e contemporâneo inigualável.
Com combinações de cor exterior selecionadas com um cuidado extremo, foi incorporada uma nova combinação “Contour Graphic” em quatro tons distintos, que envolvem o design da grelha lateral e grelha dianteira. Em complemento, este é o primeiro Range Rover que pode incorporar como opção jantes de 23 polegadas.
O luxo extremo com requintados acabamentos artesanais prolonga-se também para o interior com couro semianilina tanto nos bancos dianteiros como nos traseiros que elevam o interior premium do Range Rover as novos patamares de luxo, comparáveis aos encontrados num avião ou iate privado. Inclusivamente o design do acabamento em forma de diamante do couro é exclusivo do SV Coupé.
Cada SV Coupé será produzido manualmente e sob encomenda do proprietário pelos especialistas do Centro Técnico da SVO no Reino Unido –um exclusivo Range Rover.
Para John Edwards, diretor geral da Land Rover Special Operations, “a introdução do novo SV Coupé e o seu nível de personalização ampliam o catálogo do Range Rover e reafirmam as intenções e o sucesso de personalização do programa Special Vehicle Operations. Os comentários recebidos dos poucos clientes que o puderam ver, em exclusivo e de forma confidencial, o novo SV Coupé transmitiram-nos uma resposta esmagadoramente positiva”.
O futuro proprietário de um SV Coupé poderá selecionar entre quatro acabamentos interiores distintos à frente e atrás ou no mesmo tom. Ambos podem ser complementados com outros três tipos de madeira distintos. Da mesma forma, e pela primeira vez num Range Rover, é apresentado o acabamento Nautica, que encontra o equilíbrio entre a qualidade de acabamentos artesanais tradicional e as novas tecnologias fundindo as cores nogueira e sicómoro.
Opcionalmente e também como estreia num Range Rover, nas cores exteriores, foi disponibilizado um acabamento Liquesence que proporciona um sensacional acabamento metálico líquido.
Em complemento, a equipa de personalização da Special Vehicle Operations irá disponibilizar aos proprietários do SV Coupé a possibilidade de criar um veículo único segundo os seus requisitos com mais de 100 cores exteriores distintas, além de acabamentos especiais, inúmeros acabamentos interiores em dois tons de couro diferentes à frente e atrás e com o desenho selecionado, com ou sem costuras, com os encostos de cabeça bordados, gravação nas portas e puxadores, incluindo acabamentos em metais semi-preciosos.
O SV Coupé é também o Range Rover de grandes dimensões mais veloz de sempre, com uma velocidade máxima de 165 mph (266 km/h). Com o espectacular motor 5,0 litros V8 Supercharged a gasolina e os seus 565 cavalos -o mais potente de sempre montado num Range Rover grande-, o SV Coupé acelera de 0 a 60 mph em apenas 5 segundos.
Mark Stanton, diretor da Special Vehicle Operations, disse: “Conforme esperado de um Range Rover, a integridade mecânica do SV Coupé é mais que uma lavagem de cara. É um trabalho meticuloso para todos os clientes apaixonados pela condução”
A suspensão foi calibrada para privilegiar a condução mais do que em outras versões com uma altura ao solo rebaixada 8 mm, mas igualmente confortável em qualquer situação. Em complemento, o SV Coupé não perde nenhum dos lendários atributos das suas capacidades fora de estrada, com uma capacidade de passagem a vau máxima de 900 mm e uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas.
O início das vendas do Range Rover SV Coupé está previsto para o quarto trimestre de 2018 e o preço base em Portugal será desde 361.421,64€.
RANGE ROVER SV COUPÉ: EM DETALHE
DESIGN IRRESTÍVEL
Com a exceção do capot e da secção inferior da tampa da bagageira, todos os painéis exteriores em alumínio do novo SV Coupé de duas portas são novos, incluindo os para-choques dianteiro e traseiro. A nova grelha de duas secções incorpora um acabamento com rede de fundo em Brunel Metallic, à frente, uma rede Bright Chrome, com moldura Satin Indus Silve. Em complemento, tanto o capot como a tampa da bagageira incorporam anagramas Bright Chrome/Black Knurled produzidos manualmente no Birmingham Jewellery Quarter.
As grelhas laterais incorporam acabamento Noble Chrome e redes Brunel Metallic. Efetivamente, os componentes metálicos incorporados nas molduras das portas, com fecho elétrico, são disponibilizados em Satin Indus Silver e os puxadores das portas na cor da carroçaria com remates Bright Chrome.
Os faróis LED Pixel Laser dispõem de 144 lâmpadas e quatro díodos laser (depende da especificação de cada país) que proporcionam cinco vezes mais luminância que os LEDs de série e têm capacidade de iluminar até 500 metros a uma velocidade de 80 km/h se não forem detetados outros tipo de luzes à sua frente.
PINTURA SUBLIME
Desde o início serão disponibilizadas oito cores de carroçaria com acabamento brilhante ou acetinado, quatro destas completamente novas na gama Range Rover: Constellation, Parallax, Liquesence e Obsidian e outras quatro da gama SV Premium: Ethereal, Flux, Valloire e Desire. A opção Liquesence é um acabamento metalizado líquido brilhante utilizado pela Range Rover pela primeira vez. Por outro lado, os proprietários do SV Coupé podem encomendar um dos quatro acabamentos exclusivos Contour Graphic em dois tons: Valloire/Flux, Valloire/Ethereal, Parallax/Ethereal ou Obsidian/Desire.
Gerry McGovern, diretor de Design da Land Rover, afirma que “realçando as proporções do Range Rover SV Coupé, disponível de forma exclusiva e pela primeira vez, o novo Contour Graphic é criado aplicando uma cor que contrasta as secções laterais do veículo com o resto. Começando nas grelhas laterais, flui em redor do veículo em direcção à traseira para proporcionar ao proprietário a oportunidade de personalizar adicionalmente o seu veículo”.
As 16 cores opcionais da gama SV Premium incluem uma variedade ampla de acabamentos incluindo três camadas, verniz transparente colorido, Pearlescent, ChromaFlairTM e acabamentos em mate acetinado. Em complemento, no Range Rover SV Coupé serão disponibilizadas mais cores como parte do serviço de personalização da Special Vehicle Operations em novos eventos ou através de marcação no Centro Técnico da SVO em Warwickshire, no Reino Unido.
UM INTERIOR SUMPTUOSO
Design espetacular, sumptuoso ao tacto, o interior do SV Coupé é subtil, contemporâneo, um espaço onde a atenção ao detalhe foi a premissa principal. Os quatro acabamentos de dois tons fluem do claro para o escuro, de frente para trás e incluem Orchid/Eclipse, Orchid/Vintage Tan, Brogue/Ebony e Cirrus/Lunar, enquanto as cores sólidas disponíveis são: Ebony, Lunar, Eclipse e Vintage Tan.
Os bancos dianteiros refrigerados e aquecidos com 20 ajustes elétricos e bancos traseiros de 10 ajustes elétricos incorporam revestimento em couro semianilina proveniente de um único fornecedor de curtumes estabelecido em 1905 e contêm um requintado design de diamante. Da mesma forma que os últimos Range Rover, os bancos do SV Coupé contêm espumas mais largas, profundas e uma série de camadas intermédias para os torna ainda mais acolhedores.
O acabamento Nautica –uma estreia num Range Rover– combina a herança da tradição artesanal com uma nova forma, patenteada, para fundir a nogueira e o sicómoro numa peça elegante de madeira. Como opção, encontram-se disponíveis três opções de acabamento em madeira para o volante, painéis das portas, consola central, painel de instrumentos e o piso da bagageira: Nautica, Natural Black Ash e Santos Palisander.
O sistema InControl Touch Duo inclui um ecrã de 10 polegadas, um painel de controlo também de 10 polegadas e um ecrã interativo de 12 polegadas para o condutor. Em complemento, inclui também um Head-up Display de 10 polegadas a cores que apresenta informação sobre os nomes das ruas, a posição das rodas, o controlo de velocidade de cruzeiro, o regime do motor e a velocidade selecionada. O sistema de som Meridian 3D Signature Sound com 1700 W, 23 altifalantes e subwoofer de dois canais com tecnologia Trifield 3D dão o seu melhor para proporcionar uma qualidade de som ideal.
PERFORMANCE E POTÊNCIA
O SV Coupé dispõe do motor Range Rover mais potente. Um motor 5,0 litros V8 Supercharged a gasolina que desenvolve 565 CV e 700 Nm de binário, com uma caixa automática ZF de oito velocidades com seletor rotativo e patilhas no volante. Com esta potência acelera de 0 a 60 mph em apenas 5 segundos (0 a 100 km/h em 5,3 segundos) e atinge uma velocidade máxima de 165 mph (266 km/h).
A tração permanente às quatro rodas dispõe de uma caixa de transferência de duas velocidades e um Diferencial Traseiro Ativo que permite condução sem esforço em qualquer tipo de piso, auxiliado também pelo Sistema Terrain Response 2 com os modos Dynamic, Eco, Comfort, Gravilha e Relva, Lama e Trilhos e Areia e Pedras/Marcha Lenta.
DINÂMICA EXCECIONAL
A altura ao solo do SV Coupé é 8 mm inferior à do Range Rover convencional, para melhorar o desempenho dinâmico e estético, acima de 65 milhas por hora reduz automaticamente a sua altura em 15 mm para maximizar a estabilidade e minimizar o consumo de combustível.
A suspensão pneumática dispõe de cinco posições de utilização: Altura de Acesso (50 mm abaixo da altura ao solo padrão), Altura Fora de Estrada 1 (até 40 mm acima da altura padrão e até uma velocidade de 80 km/h), Altura Fora de Estrada 2 (até 75 mm acima da altura padrão e até 50 km/h) – com um aumento de entre 30 e 40 mm se detetar um obstáculo. Neste último caso é possível elevar a carroçaria até 30 ou 40 mm adicionais de forma manual.
Encontram-se disponíveis quatro jantes em liga leve opcionais de 21 a 23 polegadas, incluindo duas jantes forjadas –a de 23 polegadas tem um design de cinco raios duplos e acabamento cinzento polido de dois tons com pneus de todo terreno 275/40 R23 representa uma estreia num Range Rover. São também novidade as jantes de cinco raios polidas Dark Grey de 22 polegadas com acabamento polido.
GARANTIA ADICIONAL
O Range Rover SV Coupé disponibiliza uma garantia exclusiva adicional de cinco anos, Care Package, disponível de série ou como opção em quase todos os mercados*. Uma extensão da garantia atual da Land Rover que inclui cinco anos de serviço e manutenção com cobertura na manutenção programada e escovas do limpa-para-brisas, discos de travão e substituição das pastilhas.
Exceto América Latina, região das Caraíbas (LACRO), Ucrânia e Marrocos. Os termos e condições variam conforme o país.
INFORMAÇÃO TÉCNICA** RANGE ROVER SV COUPÉ
MOTOR E TRANSMISSÃO
Cilindrada (cc) 4.999,7
Cilindros Gasolina V8 Supercharged
Potência CV (kW) 565 / 416
Binário Nm / lb.ft 700 / 516
Transmissão Caixa automática de 8 velocidades, Tracção integral permanente,
caixa de transferência de duas velocidades
CHASSIS
Suspensão dianteira e traseira Dianteira: independente, SLA com duas torres gémeas e molas pneumáticas / Amortecimento Adaptativo /
Dynamic Response
Traseira: independente, Integral link com molas pneumáticas/ Amortecimento Adaptativo / Dynamic Response
Discos dianteiros Discos ventilados 380mm
Discos traseiros Discos ventilados 365mm
Pneus 275/45 R21, 275/40 R22 ou 275/40 R23
Direção Assistida elétrica (EPAS) de pinhão e cremalheira
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 5.013
Largura inc./ exc. espelhos (mm) 2.220 / 2.073
Altura com antena (mm) 1.794
Passagem a vau máxima 900 mm
Ângulo de ataque em Altura Fora de Estrada (graus) 31
Ângulo de rampa em Altura Fora de Estrada (graus) 26,5
Ângulo de Saída em Altura Fora de Estrada (graus) 25
Altura ao solo 263
Capacidade de reboque (Máxima peso permitido) 3.500 kg – Bola de reboque ou Barra de reboque com acionamento elétrico (América do Norte e Austrália), com o Sistema Avançado de Reboque
PRESTAÇÕES E CONSUMOS
0-60 mph (seg.) 5,0
0-100 km/h (seg.) 5,3
Velocidade máxima (mph/km/h) 165 / 266
Consumo de combustível (mpg, US combinado) 16
**Todos os dados são valores-alvo do fabricante e estão sujeitos à confirmação final antes do início de produção