Os resultados do estudo desenvolvido pela Uniplaces revelam que as principais motivações que levam os estudantes a estudar fora do seu país são bastante diversificados, sendo que maioritariamente se trata da oportunidade para experienciar uma nova cultura (63%), viajar e conhecer um novo destino (56%) e aumentar as oportunidades de emprego (50%) que levam jovens de todo o mundo a escolher um novo destino para dar continuidade aos seus estudos.
No que se refere à experiência de mobilidade na cidade de Lisboa, os inquiridos revelam que os três principais motivos que os levaram a selecionar a capital portuguesa foram: a vida social – condições atmosféricas, vida noturna e praias (55%), o custo de vida na cidade (50%), mas também a qualidade da universidade e/ou programa de ensino selecionado (45%).
Relativamente às expectativas vs. realidade da experiência de mobilidade em Lisboa, os inquiridos revelam maioritariamente que no que concerne à ‘História e cultura da cidade’ e às ‘Condições atmosféricas’ a experiência na cidade superou as expectativas; a ‘Qualidade da universidade’, o ‘Custo de vida’, a ‘Vida noturna’, ‘Segurança’, ‘Transportes’ e ‘Comida’ corresponderam às expectativas que tinham previamente a virem para a cidade.
Os estudantes internacionais foram também questionados sobre as principais preocupações e o que os levou a pesquisar mais sobre a cidade e o país antes de viajarem: o alojamento, a universidade e a documentação são os três temas que mais suscitam uma maior pesquisa antes de viajar para Lisboa.
Os resultados deste estudo revelam também que 95% dos inquiridos recomendariam a cidade de Lisboa a um amigo ou colega.
‘Desde 2010 que o número de estudantes de mobilidade no nosso país duplicou e, apenas no último ano, 82% dos jovens que arrendaram casa ou quarto através da Uniplaces são estudantes internacionais. Neste sentido, é importante percebermos o que os leva a selecionar Lisboa para estudar, e quais as expectativas que têm em relação à cidade. Só assim conseguimos proporcionar-lhes uma experiência de mobilidade verdadeiramente rica e que se traduz em muito mais do que encontrar alojamento no nosso país’, explica Inês Amaral, Marketing Manager da Uniplaces em Portugal.