O objetivo desta iniciativa, idealizada pelo novo embaixador português na China, é potenciar as relações económicas entre Portugal e a China num setor tão dinâmico como o vinho. Segundo os últimos dados do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, as exportações de vinhos portugueses para a China cresceram em 2017, 37.3% em Volume e 20.5% em Valor face ao período homólogo Janeiro/Setembro 2016.
Segundo o vice-presidente e administrador da José Maria da Fonseca, António Maria Soares Franco, “está é uma iniciativa importante que permite divulgar os vinhos portugueses junto de um mercado apetecível, de forma a conquistar notoriedade e proporcionar conhecimento junto dos consumidores chineses. Para a José Maria da Fonseca, o objetivo é que daqui a 2 ou 3 anos a China esteja no nosso top 5 de mercados de exportação”.
Em 2017, a José Maria da Fonseca dobrou as exportações para a China, em comparação com o ano anterior, passando o mercado chinês a figurar no top 10 dos mercados da José Maria da Fonseca, que exporta actualmente para mais de 70 países.
Durante o jantar, vários decisores do sector vínico chinês, influenciadores e políticos vão ter oportunidade de apreciar a gastronomia portuguesa acompanhada dos vinhos da José Maria da Fonseca, terminando com a actuação da fadista Cuca Roseta.