Depois do que haviam mostrado na etapa de abertura, era sabido que a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela estava apostada em dar que falar neste segundo dia de prova e se o arranque foi positivo o desfecho foi igualmente animador, com a equipa vencedora do Desafio em 2017 a garantir não apenas a primeira vitória do ano na competição promovida pela Mazda e pela Total, mas juntando um brilhante sexto lugar final na prova, eles que esta manhã conseguiram mesmo ser os mais rápidos à geral até ao primeiro CP (controlo de passagem) do Sector matinal.
À chegada ao pódio, Pedro Dia da Silva referia que “foi muito bom, mas ficou provado que podíamos ter feito ainda melhor em termos de geral. Tivemos um problema na injecção de gasóleo no motor que nos obrigou a rolar muito devagar durante parte considerável do dia de hoje, e em especial durante a tarde. Não fosse este percalço e o resultado final seria seguramente melhor. Estamos contentes, não escondo. Ganhámos em termos de Desafio, que era o nosso principal objectivo, até depois de termos abandonado na jornada anterior. Que venha agora a corrida de Reguengos de Monsaraz…”
Jorge Cardoso/Joaquim Norte tiveram hoje um dia de grande nível, conseguindo o segundo lugar entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda, colocando mais um Mazda Proto no “top ten”. Depois das dificuldades sentidas com os pisos lamacentos de ontem, “hoje andámos muito bem e divertimo-nos. Reconheço que durante a tarde tivemos que ter algum cuidado nas zonas mais pedregosas, mas fiquei até impressionado com o comportamento do carro face à dureza de algumas partes do sector. Garantimos um bom resultado e ascendemos à liderança do Desafio, o que nos deixa muito satisfeitos,” afirmou o piloto.
A fechar o pódio entre os homens do Desafio, Bruno Rodrigues/Ricardo Claro saíram de Loulé com a sensação do dever cumprido, numa prova com melhor final do que início. “Ontem fiquei muito desanimado, com tanta lama e sem conseguir tirar proveito do carro. Esta segunda etapa correu melhor, ainda que durante a manhã tenha tido uma indisposição que me “travou” muito. De tarde foi melhor e o terceiro lugar acaba por ser um bom prémio para tanto esforço.”
Forçados a abandonar, no domingo, foram Filipe Videira/André Coimbra (motor) e Francisco Gil/Filipe Rasteiro (caixa de velocidades)
O Desafio Total Mazda regressa com a Baja TT Capital dos Vinhos, prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, e que estará na estrada entre os dias 25 e 27 de Maio.
Classificação Final (Desafio Total Mazda)
1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 5h14m40s
2º Jorge Cardoso/Joaquim Norte 5h38m10s
3º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro 6h06m42s
Desafio Total Mazda (após duas provas):
1º Jorge Cardoso, 36 pontos
2º Pedro Dias da Silva, 31 pontos
3º Francisco Gil, 26 pontos
4º Bruno Rodrigues, 15 pontos
Desafio 2018 em paralelo com o Nacional de TT
Esta 11ª temporada do Desafio Total Mazda é composta, pela primeira vez na sua história, por todas as 6 provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, da responsabilidade da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal mantém o alto patrocínio da Totale as parcerias com a EuropAssistancee a Avivar. Assume esta nova estrutura, procurando tirar um maior partido de um crescente grau de competitividade e das interessantes lutas que se registam no pelotão dos diferentes Mazda Protoinscritos, não sendo raras as vezes que os pilotos que os tripulam se envolvam na luta pelos lugares da frente das próprias provas.
Calendário do Desafio Total Mazda 2018:
Data Prova Organizador
25 a 27 Maio Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal Soc. Artística Reguenguense
16 e 17 Junho Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana Gondomar Automóvel Sport
07 e 08 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia Castelo Branco
25 a 27 Outubro Baja TT Portalegre 500 ACP Motorsport