De acesso livre e para todas as idades, este é um percurso sonoro com cerca de 40 minutos de duração, em que se descobrem os Jardins da Casa da Prelada (Rua dos Castelos, 485), da Misericórdia do Porto, os sons envolventes e os sons de que o silêncio é feito.
Concebido por Henrique Fernandes, Gustavo Costa e Ricardo Jacinto, “INsono: o ouvido secreto das plantas” parte da questão “O que ouvem as plantas?”, que remete para a calma e silêncio com que as plantas escutam pacientemente os sons circundantes.
Nas cidades, a auréola sonora é rica e abundante em sons fabricados pelos humanos. Mas há ainda os sons naturais, das folhas das árvores, dos pássaros, da chuva e do vento, que timidamente teimam em persistir no tempo. E é nos jardins urbanos que muitas vezes nos apercebemos da beleza dos sons; é aqui que aprendemos a parar e escutar, tal como o fazem as plantas, e a perceber qual é o nosso lugar no mundo.
O INsono é mais um dos vários projetos que têm vindo a ser apresentados pela cidade, no âmbito do programa municipal Criatório de apoio à criação artística.
Esta iniciativa assinada pela Sonoscopia abre a escolas e grupos na sexta-feira 2 de junho e de 4 a 8 de junho, às 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30, acontecendo as apresentações para o público geral e famílias a 2, 3, 9 e 10 de junho, às 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30.
As visitas livres sem monitores e fora dos horários de apresentação acontecem já a partir desta quinta-feira, dia 31, e até 10 de junho.
Reservas e mais informações: [email protected] ou 916 088 659.