No âmbito da reorganização dos teatros municipais da cidade, este teatro vem preencher uma lacuna há muito existente em Lisboa: a de um espaço exclusivamente vocacionado para o público infanto-juvenil, para as suas famílias e para as escolas. A programação vai ter especial enfoque na criação contemporânea para crianças e jovens, com destaque para as artes performativas, e no encontro destas com outras formas de arte e de expressão artística, como o cinema, a literatura, o design, a fotografia, a ilustração e as artes plásticas.31
Para celebrar a abertura do LU.CA, foram organizados os Dias de Inauguração: um programa que reúne diferentes formatos artísticos, a inaugurar no dia 1 de junho, e que será repetido no fim de semana, nos dias 2 e 3 de junho, com entrada livre.
JUNHO e JULHO: O programa de lançamento deste novo espaço da Câmara Municipal de Lisboa estende-se até ao Verão, pelos meses de junho e de julho. Neste período, todas as atividades vão ser também de entrada livre, sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhete 1 hora antes do espetáculo (limitado a 2 bilhetes por pessoa).