O Quantum Racing tem sido liderado na água pela imbatível dupla Dean Barker/Terry Hutchinson, que tinha a responsabilidade de manter a impressionante estatística de um barco que ganhou seis dos nove Mundiais que disputou, desde que a classe foi reconhecida pela World Sailing – tinham ganho a edição inaugural, em 2008, e também em 2010, 2011, 2014 e 2016. Números que demonstram que a Quantum é, provavelmente, a equipa mais forte na história dos TP52.
O triunfo em Cascais baseou-se na consistência de resultados. A sua pior classificação foi um quinto lugar, enquanto que, das nove regatas realizadas nas águas de Cascais, venceu quatro. A dupla Dean Barker/Terry Hutchinson está imbatível pois o Quantum tinha ganho igualmente em Sibenik (Croácia). No Atlântico, tiveram que medir forças com outro par de nomeada, formado por Guillermo Parada e Santiago Lange, no Azzurra, Graças à sua experiência, o barco italiano conseguiu dar réplica ao Quantum até ao último dia.
Na primeira das duas regatas de sábado, com o vento novamente a ultrapassar os 20 nós, o Azzurra arriscou e, com uma saída perfeita, lideraram a regata até ao fim. Com o Quantum a terminar no quinto lugar, a emoção aumentou, já que apenas três pontos os separavam. Mas a tripulação do Quantum não acusou de todo a pressão e colou-se ao barco italiano quando preparava a saída para a segunda regata. O Azzurra teve mesmo que aproveitar um barco de espectadores para se separar do rival, mas o Quantum acabou por sair melhor, virou a primeira bóia na frente e não mais perdeu o comando até final.
A outra equipa que brilhou em Cascais e que completou o pódio do Rolex TP52 World Championship 2018, foi o Alegre, de Andrés Soriano. O armador inglês de ascendência espanhola protagonizou uma excelente semana, incluindo uma vitória na quarta regata. Depois de uma sexta-feira para esquecer, o Alegre chegou hoje ao Clube Naval de Cascais com a melhor pontuação do dia, graças a um segundo e um terceiro lugares.
Com três provas disputadas nesta época das 52 SUPER SERIES, o Quantum aumentou a liderança, com 19 pontos de vantagem sobre o Sled e 29 sobre o Azzurra.
Classificação Final do Rolex TP52 World Championship 2018
(após 9 regatas)
- Quantum Racing (EUA/Doug DeVos) 23 pontos
- Azzurra (ARG/ITA/Alberto e Pablo Roemmers) 27
- Alegre (EUA/GBR/Andrés Soriano) 37
- Sled (EUA/Takashi Okura) 38
- Luna Rossa (ITA/Patrizio Bertelli) 45
- Platoon (ALE/Harm Müller-Spreer) 52
- Provezza (TUR/Ergin Imre) 53
- Phoenix (AFS/Hasso/Tina Plattner) 56
- Onda (BRA/Eduardo de Souza Ramos) 81
Classificação 52 SUPER SERIES 2018
(após 3 provas)
- Quantum Racing (EUA/Doug DeVos) 96 pontos
- Sled (EUA/Takashi Okura) 115
- Azzurra (ARG/ITA/Alberto e Pablo Roemmers) 125
- Luna Rossa (ITA/Patrizio Bertelli) 126
- Platoon (ALE/Harm Müller-Spreer) 129
- Alegre (EUA/GBR/Andrés Soriano) 133
- Phoenix (AFS/Hasso/Tina Plattner) 147
- Provezza (TUR/Ergin Imre) 163
- Onda (BRA/Eduardo de Souza Ramos) 184
- Gladiator (GBR/Tony Langley) 218
- Paprec (FRA/Jean Luc Petithuguenin) 226