Este campeonato em equipas e individual, além de promover a prática de pesca submarina tem também como objetivo elucidar a população para alguns mitos relacionados com este desporto, nomeadamente o da sua contribuição para a extinção de espécies marinhas raras. Nesta prova, não é permitida a captura de espécies em vias de extinção nem de animais em fase de crescimento. Assim, a cada participante, apenas é permitida a captura com limites mínimos de peso e quotas por espécie. No final do campeonato todas espécies capturadas serão oferecidas a instituições de solidariedade social para mostrar que a captura destes animais tem apenas valor desportivo e não deve ser realizada para outros fins.
O último mundial organizado em Portugal aconteceu em Sines, em 2006, no qual Portugal foi Campeão Mundial por Equipas. Já em 2011, em Peniche, sagrou-se Campeão Individual na prova Euroafricana e Campeão Mundial Individual, em Vigo, no ano seguinte pelo mesmo atleta algarvio Jody Lot.
Nesta prova, a equipa portuguesa será orientada por Rui Torres que tem na sua lista de convocados os atletas Jody Lot, André Domingues, Pedro Domingues, Matthias Sandeck, João Peixeiro e Miguel Santos.