fbpx
Início Auto Vision EQ Silver Arrow: Concept Car da Mercedes-Benz apresentado na California

Vision EQ Silver Arrow: Concept Car da Mercedes-Benz apresentado na California

0
Vision EQ Silver Arrow: Concept Car da Mercedes-Benz apresentado na California
Vision EQ Silver Arrow - ®DR

No estado da Califórnia, mais concretamente em Pebble Beach, a Mercedes-Benz revelou recentemente o seu concept car – o Vision EQ Silver Arrow – durante a Monterey Car Week, que decorreu entre os dias 18 e 26 de Agosto de 2018 e que atrai amantes e colecionadores de automóveis de todo o mundo. O monolugar é uma homenagem ao bem-sucedido W 125, de 1937. A pintura em alubeam silver relembra os históricos Silver Arrows que, por razões de peso, não tinham uma camada de pintura branca. O interior é dominado pelos tradicionais materiais de elevada qualidade como a pele genuína, o alumínio polido e a madeira de nogueira. Já o painel de instrumentos digital aponta diretamente para o futuro: inclui um ecrã panorâmico curvilíneo com projeção traseira, bem como um ecrã tátil integrado no volante.

 

Exterior com silhueta desportiva

Com o seu design claro e uniforme, o idioma de design do Vision EQ Silver Arrow é uma incorporação da filosofia de design Pureza Sensual. A aperfeiçoada silhueta deste monolugar de aproximadamente 5.3 metros de comprimento e 1 metro de altura é elegante e sensual. A estrutura da carroçaria é construída em fibra de carbono. As várias camadas de pintura em alubeam silver aparentam metal líquido sobre a secção superior. Este conceito representa o design dos polos opostos “quente” e “frio”. As aplicações funcionais construídas em fibra de carbono como o repartidor dianteiro refletem o aspeto frio e racional desta filosofia. O mesmo se aplica ao revestimento dianteiro concebido com um ecrã, bem como uma faixa de luz contínua. As saias laterais também incluem uma faixa de luz, enquanto a inscrição EQ, de grandes dimensões e encastrada à frente das rodas traseiras é iluminada na cor azul, que é já uma característica da marca.

Outros destaques incluem o painel de instrumentos que pode ser rebatido para a frente, e as jantes multiraios parcialmente independentes. Os tampões não rotativos dos cubos das jantes e o revestimento parcial das mesmas são outros destaques elegantes e inovadores. Os 168 raios por jante são construídos em alumínio de baixo peso e são pintados na cor dourado rosa da marca EQ.

Para proporcionar uma excecional tração e uma rápida aceleração, o Vision EQ Silver Arrow está equipado com pneus slick 255/25 R 24 no eixo dianteiro e pneus 305/25 R 26 no eixo traseiro. A confirmar a atenção ao detalhe está a participação do parceiro de pneus Pirelli que ajudou a criar um padrão em estrela na banda de rodagem dos pneus.

O difusor traseiro evoca o desporto automóvel. Os dois spoilers traseiros extensíveis atuam como um travão aerodinâmico, através do aumento da resistência ao deslocamento do ar quando é necessário desacelerar.

 

Interior entre a tradição e a modernidade

O interior do Vision EQ Silver Arrow representa os valores do Luxo Progressivo. O idioma de design combina o intemporal apelo visual com visões futuristas. Quando o painel de instrumentos é rebatido para a frente, fornece uma vista do interior surpreendentemente ampla. Um contraste que dá vida. Por um lado, são utilizados materiais tradicionais de elevada qualidade, que incluem o banco revestido em pele, o interior revestido em alumínio polido e o piso em madeira de nogueira. Por outro lado, as soluções modernas e tecnologicamente avançadas, como a grande superfície de projeção do ecrã panorâmico e as inovadoras soluções de experiência do utilizador como a opção de corrida virtual, representam o típico caráter visionário do EQ. Este contraste é uma combinação intencional do passado com o futuro.

A superfície do assento do banco e o encosto revelam um padrão invulgar que está alinhado com o contorno do mesmo. O sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF está integrado no banco. Um cinto de segurança de quatro pontos inspirado pelo desporto automóvel mantém o condutor firme e em segurança no banco. Os pedais podem ser adaptados à estatura específica do condutor através de um controlo localizado no banco para ajustar os pedais. Para corresponder à pintura exterior em alubeam silver, os painéis laterais do interior estão revestidos com uma luxuosa camurça cinzenta.

 

Ecrã duplo e corrida virtual

O condutor do Vision EQ Silver Arrow é contemplado por um ecrã panorâmico de grandes dimensões no qual é projetada a partir de trás uma imagem 3D da zona circundante. Com o auxílio da inteligência artificial é possível participar numa corrida virtual contra os históricos ou atuais automóveis de competição Silver Arrow. Para que tal seja possível, é sobreposta uma estrada real no ecrã panorâmico e o condutor poderá visualizar os seus oponentes quer à frente quer atrás dos mesmos como um espectro. A função de assistência Virtual Race Coach ajuda-o a tornar-se um melhor condutor através do fornecimento de instruções durante a corrida.

O volante também está equipado com um ecrã tátil. O condutor poderá utilizá-lo para selecionar programas de condução como o Comfort, Sport e Sport+, que oferecem diferentes características de condução. As definições do som também podem ser configuradas aqui: as escolhas incluem o som do motor de um atual Formula 1 Silver Arrow ou de um Mercedes-AMG V8.

 

Cadeia cinemática sem emissões

O Vision EQ Silver Arrow foi concebido como um veículo elétrico. Este silencioso Silver Arrow produz uma potência de 550 kW (750 CV). A fina bateria recarregável instalada por baixo da carroçaria tem uma capacidade de aprox. 80 kWh e permite uma autonomia calculada de mais de 400 km de acordo com o WLTP. As saídas de ventilação laterais ajudam a arrefecer a bateria.

Os concept cars EQ: perspetivas de veículos elétricos em todos os segmentos

Com o Concept EQA, a Mercedes-Benz demonstrou no Frankfurt Motor Show de 2017 como a estratégia EQ pode ser traduzida na classe de compactos. Equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, este elétrico produz uma potência superior a 200 kW. As características de transmissão do sistema de tração integral podem ser alteradas através da variação da distribuição de binário do eixo dianteiro para o eixo traseiro. O Concept EQA indica qual o programa de condução selecionado numa exclusiva grelha de radiador virtual.

No Frankfurt Motor Show de 2017, a smart apresentou o smart vision EQ fortwo – uma visão elétrica e autónoma para o transporte público local altamente eficiente e flexível. O modelo autónomo e elétrico smart vision EQ apresenta um conceito consistente para o futuro da mobilidade urbana e da partilha de veículos. O veículo recolhe os seus passageiros diretamente no local por eles escolhido e não está equipado com volante nem pedais.

O Concept EQ, revelado no Paris Motor Show de 2016, herdou a nova marca de produtos e tecnologia EQ – um concept car com o visual de um SUV coupé desportivo, que antecipou muitos elementos do Mercedes-Benz EQC e que será lançado no mercado em 2019.

 

A inspiração: o recordista do mundo de 1937

O modelo que serviu de inspiração para a criação do Vision EQ Silver Arrow é o recordista W 125 de doze cilindros que a Mercedes-Benz construiu em 1937 com base num automóvel de competição Grand Prix.

Para a carroçaria em 1937, a Mercedes-Benz inspirou-se significativamente na indústria aeronáutica: os exemplos incluiram a recomendação dos departamentos de desenvolvimento das fábricas de aviões da Ernst Heinkel e da Willy Messerschmitt para encurtar a projeção da dianteira e para tornar a frente mais redonda. A frente foi também estendida mais para baixo e terminou com uma maior inclinação na ponta. Tal como pretendido, isto permitiu reduzir a força ascendente no eixo dianteiro. Uma traseira mais comprida e mais elevada permitiu reduzir a força ascendente no eixo traseiro. Uma característica atraente e uma inspiração para os projetistas do Vision EQ Silver Arrow foi a superfície redonda do para-brisas, modelada como uma gota de água no que diz respeito ao contorno e à secção.