Portugal voltou a ser mais forte, neste segundo ensaio geral, embora o Japão tenha entrado muito bem no jogo, chegando a fazer alguns remates perigosos à baliza lusa.
A equipa da casa não se deixou assustar e o primeiro golo marcado, marcou a estratégia das jogadoras portuguesas que passaram a exercer grande pressão sobre a equipa visitantes. Os golos foram marcados por Inês Fernandes e Ana Azevedo, na primeira parte e por Fifó e Cátia Morgado, na etapa complementar.
Os dois encontros com o Japão serviram para Luís Conceição, tirar algumas dúvidas que possam persistir sobre as 12 jogadoras a escalar para Oliveira de Azeméis.
Recorde-se que Portugal inicia a 12 de setembro o apuramento para a primeira edição do Campeonato da Europa, defrontando a República Checa, a Finlândia e a Sérvia na luta por um lugar na final four, que decorrerá em fevereiro de 2019.
Antes da qualificação, a equipa ainda terá de defrontar a poderosa Espanha, em mais dois jogos de preparação, que se irão realizar em Oliveira de Azeméis, nos próximos dias 5 e 6 de setembro.