Esta importante encomenda faz parte do ambicioso plano de desenvolvimento da rede de mobilidade sustentável e ambientalmente amigável da cidade.
“A introdução destes novos veículos na rede permitirá à STIB-MIVB aumentar, em um terço, a capacidade total da sua rede de autocarros, no final de 2019. Graças a um forte desejo e vontade do Governo, teve início uma nova era na nossa rede, proporcionando aos passageiros maior conforto e uma melhoria da mobilidade e da qualidade de vida em Bruxelas. Tenho enorme orgulho de fazer parte da mobilidade do futuro, a par com a IVECO BUS, um parceiro fundamental no domínio dos transportes sustentáveis!”, comentou Brieuc de Meeûs, CEO da STIB-MIVB.
O modelo híbrido elétrico Urbanway, de 18 metros de comprimento, foi concebido para facilitar o acesso e melhorar as condições das viagens, proporcionando aos passageiros soluções tais como um piso rebaixado para uma melhorada gestão do fluxo de passageiros, uma zona dedicada para usuários vulneráveis e áreas modulares que acomodam uma cadeira de rodas ou de carrinhos de bebé.
O Urbanway também oferece uma maior capacidade de transporte de passageiros (até 103 pessoas), factor decisivo na escolha final da STIB-MIVB. A entrega destes 141 veículos terá início em maio de 2019 e mostrar-se-á fundamental para reforçar a proposta de transporte da empresa no seu objectivo de implementação do Bus Master Plan da cidade.
Este veículo combina um sistema de tracção eléctrica com um motor Euro VI e o mais recente sistema de armazenamento de energia, permitindo fornecer uma solução de mobilidade mais limpa. O sistema de gestão de grupo motopropulsor otimiza o consumo de combustível e as emissões, enquanto se processa a recuperação e armazenamento da energia cinética gerada pela travagem.
A função “Arrive & Go” permite uma operação em modo 100% eléctrico, com zero emissões, sempre que há uma aproximação e arranque das zonas com sinal de Stop, semáforos e paragens de autocarros. O consumo de combustível por veículo é reduzido em 30% e as emissões de CO2também podem ser reduzidas em 30%, em comparação com o equivalente autocarro com motor Diesel, equiparando-se a uma redução de 35 toneladas de CO2por ano – o peso equivalente a dois autocarros – gerando-se, desse modo, vantagens no domínio da economia e ambiente.
O seu motor Tector 7 de 286 cv, compatível com a segunda geração de biocombustíveis HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), realça ainda mais essa performance. As emissões de carbono podem, assim, ver-se reduzidas em até 90% em comparação com um motor Diesel standard.
Para além disso, a sua operação silenciosa garante um benefício imediato em termos de conforto para passageiros, condutor e residentes nos locais de circulação.
“Este acordo com a STIB-MIVB posiciona-nos, claramente, como líderes em soluções respeitadoras do ambiente, nomeadamente junto às autoridades governamentais e funcionários de transportes, que agora optam pela mobilidade do futuro. Estamos muito satisfeitos com esta encomenda significativa de unidades, num país que beneficia de uma forte presença do nosso CNH Industrial Group“, afirmou Sylvain Blaise, Vice-Presidente da IVECO e responsável pela Global Bus Division.
As origens da CNH Industrial na Bélgica remontam a 1906, então no sector da maquinaria agrícola. Actualmente, o grupo emprega cerca de 4.000 pessoas no país, operando duas fábricas em Zedelgem e Antuérpia – dedicadas à pesquisa e desenvolvimento, produção e distribuição das gamas agrícolas da New Holland – e supervisiona uma rede nacional de concessionários e pontos de após-venda para as suas Marcas.
A Companhia de Transportes Intermunicipais de Bruxelas (STIB-MIVB) é a empresa líder do transporte urbano público belga. Serve 19 municípios na a região de Bruxelas, bem como 11 adicionais na periferia, com uma área de abrangência total de 241,5 km². Fornece um serviço de transportes a mais de 1.100.000 habitantes locais, bem como a milhares de viajantes ocasionais. A rede da STIB-MIVB compõe-se de quatro linhas de metro, 17 de eléctricos articulados, 50 de autocarros e mais 11 de autocarros nocturnos. De acordo com as estimativas iniciais, em 2017 a STIB-MIVB foi responsável por nada menos do que 401 milhões de viagens.