O novo A 35 4MATIC expande o portfólio de modelos AMG como um atrativo modelo de entrada na Marca. Como o desenvolvimento do A 35 4MATIC foi integrado logo desde o início no processo de desenvolvimento do novo Mercedes-Benz Classe A, o modelo foi desenvolvido ao mesmo tempo do futuro A 45 4MATIC, tornando possível injetar o ADN AMG em todos os detalhes relevantes.
Carroçaria reforçada
As medidas específicas para reforçar a secção dianteira da carroçaria formam a base para a precisa capacidade de mudança de direção e para a estabilidade dos componentes do chassis, mesmo quando é conduzido a elevada velocidade. O designado “painel sandwich”, uma chapa em alumínio aparafusada por debaixo do motor, aumenta a rigidez torsional da secção dianteira. Dois membros adicionais dispostos na diagonal na secção dianteira do piso do modelo também reduzem a torção e aumentam a rigidez estrutural.
Novo motor turbo de quatro cilindros com uma potência de 225 kW (306 CV)
O motor turbo de 2 litros é um novo desenvolvimento e é baseado no motor de quatro cilindros M260 no novo Classe A. O novo motor fornece uma resposta espontânea às solicitações no pedal do acelerador, uma elevada força de tração (binário máximo de 400 Nm a partir das 3,000 rpm), uma resposta extremamente rápida e um som emocionante do motor. O bloco do motor de baixo peso, construído em alumínio fundido de elevada resistência, reduz o peso do veículo no local onde é mais importante para a dinâmica de condução.
Várias medidas implementadas no motor aumentam a eficiência
Os elevados padrões tecnológicos do novo motor de quatro cilindros também são destacados pelas inúmeras medidas para o aumento da eficiência. Estes incluem o sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC, o sistema inteligente de gestão térmica do motor e do óleo, os injetores piezoelétricos de alta pressão e a ignição multifásica. No fabrico, o revestimento patenteado das paredes dos cilindros CONICSHAPE® reduz o atrito interno do motor e aumenta também a eficiência.
Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G
A caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G também contribui para o carácter ágil e dinâmico do novo A 35 4MATIC. As relações de caixa foram configuradas de modo a que o condutor sinta uma aceleração extremamente espontânea em todas as gamas de velocidade.
A função RACE-START, de série, permite a aceleração máxima do veículo e revela uma experiência extremamente emocional. As funções da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 7G são complementadas por um modo M temporário, que é ativado através da operação das patilhas de mudanças no volante em qualquer modo da transmissão, e pelo modo da transmissão “M” para a passagem manual de mudanças através das patilhas no volante.
Tração integral variável AMG Performance 4MATIC
Dinamismo, agilidade e desempenho – estes três atributos caracterizam o sistema de tração integral de série do novo AMG A 35 4MATIC. A distribuição do binário é infinitamente variável para satisfazer os requisitos de comportamento dinâmico. A gama de repartição do binário varia desde a tração puramente dianteira a uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.
Uma embraiagem multidisco, controlada por meio eletromecânico, que está integrada na transmissão do eixo traseiro é responsável pela distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais, a mudança selecionada e a posição do pedal do acelerador.
As principais vantagens do controlo eletromecânico relativamente ao sistema eletro-hidráulico estão relacionadas com um maior dinamismo de condução – principalmente devido à resposta significativamente superior e à atuação dos discos independentemente da velocidade em toda a gama de ajuste.
Enquanto o ESP® estiver ativado, o sistema 4MATIC permanece no modo “Comfort”. Assim que o condutor pressiona o botão “ESP® SPORT Handling” ou “ESP® OFF”, o sistema 4MATIC comuta para o modo “Sport”, para um comportamento ainda mais ágil e limites de estabilidade menos “apertados”.
Cinco programas da transmissão
Os cinco programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual” permitem uma ampla gama de características de comportamento do veículo desde o nível confortável ao dinâmico. Este sistema permite modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor e da caixa de velocidades.
O novo programa da transmissão “Slippery” está otimizado situações de condução com pouca aderência ao piso, com uma potência reduzida e uma curva plana de binário. As passagens de caixa suaves, o engrenamento prematuro de mudanças superiores e o sistema ECO start/stop suportam a impressão de uma condução focada na estabilidade.
O programa “Comfort” significa condução confortável e económica, por exemplo, graças ao engrenamento antecipado de mudanças superiores. A suspensão e a direção são ajustadas com ênfase no conforto, o sistema ECO start/stop é mantido ativo.
Os programas “Sport” e “Sport+” focam a agilidade e o prazer de condução com uma afinação desportiva do motor e da caixa de velocidades. O som do motor sobrealimentado é mais destacado e o sistema ECO start/stop permanece desativado. O programa “Sport+” é particularmente emocional com o duplo desembraiar durante as reduções de caixa e também com a desativação parcial de cilindros através de um atraso breve e precisamente definido da ignição e da injeção em carga total.
O programa da transmissão “Individual” permite selecionar parâmetros individuais e gravá-los de acordo com as preferências pessoais. Além disso, a função roda livre está disponível nas definições da transmissão “Reduced” e “Moderate”.
AMG DYNAMICS: maior agilidade com elevada estabilidade
O novo A 35 4MATIC está equipado com AMG DYNAMICS, um sistema de controlo integrado de comportamento dinâmico estende as funções de estabilização do ESP® com intervenções de acordo com as pretensões do condutor. Durante uma curva dinâmica, a intervenção impercetível do travão na roda interior traseira cria um momento rotacional definido em torno do eixo vertical do veículo. O efeito: o A 35 4MATIC direciona de forma espontânea e extremamente precisa.
Os diferentes comportamentos proporcionados pelo AMG DYNAMICS são designados por “Basic” e “Advanced”. A seleção do programa da transmissão no ecrã multimédia indica o novo símbolo AMG DYNAMICS.
O comportamento “Basic” é atribuído aos programas da transmissão “Slippery” e “Comfort”. Neste caso, o A 35 4MATIC demonstra características de comportamento excecionalmente estáveis com um elevado amortecimento do momento rotacional em torno do seu eixo vertical.
O comportamento “Advanced” é ativado nos programas da transmissão “Sport” e “Sport+”. O A 35 4MATIC permanece com um equilíbrio neutro. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.
No programa da transmissão “Individual”, o condutor poderá regular individualmente os níveis do AMG DYNAMICS.
Suspensão AMG RIDE CONTROL com componentes específicos
A configuração da suspensão AMG RIDE CONTROL é baseada na conceito dimensional do novo Mercedes-Benz Classe A, com boa estabilidade em linha reta e um comportamento em curva altamente dinâmico. No eixo dianteiro está equipada uma suspensão tipo McPherson. A suspensão é constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, uma mola e um tirante respetivamente. A geometria especial do eixo reduz a influência da transmissão na direção, para um elevado conforto e comportamento ágil. O novo triângulo da suspensão em alumínio reduz as massas não amortecidas, permitindo uma resposta mais sensível a partir das molas. A rótula da direção específica da AMG integra uma pinça de travão radialmente aparafusada – uma tecnologia oriunda do desporto automóvel.
O eixo traseiro de 4 barras estabilizadoras está ligado rigidamente à carroçaria através de uma subestrutura. Em cada roda traseira são utilizados três braços transversais, um braço longitudinal, o suporte da roda e os rolamentos do comprovado modelo A 45 4MATIC.
Sistema de Amortecimento Adaptativo com três modos
O opcional Sistema de Amortecimento Adaptativo permite ao condutor escolher entre três diferentes modos de controlo da suspensão. A gama de funcionamento varia desde uma afinação orientada para o conforto a outra para a desportividade. O sistema funciona de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estrada. Isto processa-se num período de milissegundos e é infinitamente variável, com uma ampla gama de características de amortecimento, o que resulta num aumento do conforto de condução e da agilidade em igual proporção.
Sistema de travões robusto e de elevado desempenho
O sistema de travões de elevado desempenho assegura uma desaceleração e pequenas distâncias de travagem com uma relevada resistência ao desgaste. As suas dimensões correspondem às do comprovado modelo A 45 4MATIC. O eixo dianteiro está equipado com novas pinças de travão fixas Monoblock de 4 êmbolos e discos de travão de 350 milímetros de diâmetro, enquanto o eixo traseiro está equipado com pinças flutuantes de 1 êmbolo e discos de travão de 330 milímetros de diâmetro. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor prata integram uma inscrição preta AMG.
Design: influências inconfundíveis do desporto automóvel
O poderoso design exterior acrescenta elementos característicos da AMG ao idioma de design do Classe A. A grelha do radiador de dupla lamela, o para-choques dianteiro AMG com aplicações nas entradas de ar e revestimento prateados nas lamelas das entradas de ar exteriores são características distintivas da secção dianteira. Nas laterais, as jantes de liga leve de 18 polegadas, aerodinamicamente otimizadas e de raios duplos, e os painéis de proteção das embaladeiras da AMG, atraem os olhares. A secção traseira é dominada pelo para-choques traseiro com um novo difusor, o spoiler no tejadilho e os revestimentos redondos da dupla ponteira de escape.
Interior desportivo com sistema multimédia MBUX
O interior do A 35 4MATIC segue a lógica de entrada de gama da Mercedes-AMG com revestimentos dos bancos em pele sintética ARTICO e microfibra DINAMICA em preto, contornos contrastantes e cintos de segurança vermelhos, ou pele sintética ARTICO em preto/cinza digital. As saídas de ventilação com anéis vermelhos são outros elementos adicionais de destaque.
A combinação do design desportivo com os detalhes sofisticados também é evidenciada no sistema multimédia MBUX com o seu inovador conceito de operação e indicação. No novo A 35 4MATIC, o MBUX também substitui o anterior sistema COMAND e cria uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros. As apresentações emocionalmente apelativas destacam a estrutura de controlo e incluem gráficos 3D de alta resolução. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico.
Ecrã multimédia tátil e nova consola central
O ecrã multimédia tátil também destaca o carácter dinâmico com ecrãs AMG individuais, como a visualização dos programas da transmissão, o AMG TRACK PACE e os dados de telemetria. A consola central específica da AMG com acabamento em lacado preto e touchpad de série, inclui botões adicionais que controlam as funções ESP®, o modo da caixa de velocidades manual e o Sistema de Amortecimento Adaptativo.
O A 35 4MATIC também inclui o revolucionário controlo por voz, ativado com as palavras “Olá Mercedes”. Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que sejam expressadas indiretamente.
Nova geração de volantes AMG com botões táteis de controlo
A nova geração de volantes AMG continua a fornecer a ligação perfeita entre o condutor e o veículo. O aro do volante com secção inferior achatada, a pele perfurada nas zonas de apoio das mãos e os contornos vermelhos são atrativos e agradáveis ao toque. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades.
Os botões táteis incorporados são uma nova característica. Podem ser utilizados para selecionar intuitivamente os ecrãs do painel de instrumentos e do sistema multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais dos dedos. O assistente ativo de distância DISTRONIC e o controlo da velocidade de cruzeiro TEMPOMAT podem ser ajustados nos painéis de controlo do lado esquerdo. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz e o telefone, para regular o volume do som, selecionar músicas e outras funções do sistema multimédia.
Como opção, o volante pode ser equipado com inovadoras características adicionais, que consistem num controlador circular com um ecrã integrado abaixo do raio direito do volante, e dois botões de ecrã a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante.
AMG TRACK PACE
O AMG TRACK PACE também está disponível como opção para o novo A 35 4MATIC, e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) durante a condução numa pista. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são indicados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.
A função de realidade aumentada também permite visualizar, no ecrã multimédia ou no opcional ecrã head-up, a trajetória ideal de uma pista armazenada, permitindo ao condutor melhorar os tempos por volta com um instrutor virtual a bordo.
Estreia mundial e lançamento de mercado
O novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC será apresentado pela primeira vez no Salão de Paris, que irá decorrer a partir de 2 de outubro. As vendas terão início em outubro de 2018 enquanto o lançamento de mercado está previsto para dezembro de 2018.
Resumo dos dados técnicos | Mercedes-AMG A 35 4MATIC |
Motor | 2.0 litros R4 com turbocompressor de gases de escape |
Cilindrada | 1991 cc |
Potência máxima | 225 kW (306 CV) às 5800-6100 rpm |
Binário máximo | 400 Nm às 3000-4000 rpm |
Sistema de transmissão | Tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC |
Caixa de velocidades | Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G |
Consumo de combustível em ciclo combinado |
7.4-7.3 l/100 km* |
Emissões de CO2 em ciclo combinado | 169-167 g/km* |
Classe de eficiência | D |
Aceleração 0-100 km/h | 4.7 s |
Velocidade máxima | 250 km/h (limitado eletronicamente) |