Com um grupo de provas diversificado que ia desde os carros de Fórmula 1 até aos Turismos, passando pelas motos de Grande Prémio pilotadas por Campeões do Mundo e máquinas que marcaram a história das provas de resistência, foi desde cedo que o paddock que ficou inundado de entusiastas.
O programa de domingo iniciou-se com a primeira corrida do CSS Group 1, tendo os populares carros de Turismo oferecido muita emoção aos espectadores, que vibraram com a incerteza dos resultados. Na primeira corrida Fernando Gaspar, em Ford Escort RS 2000 a triunfar. Na segunda, a família Gaspar voltou a impor-se, desta feita Fernando Mayer, ao volante do mesmo carro.
Depois de desfiles de motos de competição, cortesia da World GP Bike Legends, e de carros clássicos, oriundos de diversos clubes que quiseram marcar presença no Estoril Classic, foi a vez do Iberian Historic Endurance subir ao palco.
Depois de uma luta intensa pela primeira posição, em que os protagonistas foram o Ginetta de James Hilliard/James Guess, o Merlyn de Carlos Barbot e o Porsche de Pedro Bastos Resende. O carro da dupla inglesa acabaria por se impor perante os seus adversários que a acompanharia na subida ao pódio.
A hora de almoço terminou com mais uma prova da World GP Bike Legends, com Wayne Gardner, Phil Read, Freddie Spencer, Alexandre Laranjeira, Nuno André e Hermano Sobral, etc, se digladiaram, levando o público ao rubro.
Depois de um espectáculo de duas rodas ao mais alto nível, só uma prova de Fórmula 1 poderia seguir-se.
Os carros da categoria máxima do desporto automóvel saíram para a pista às 14h40 para gáudio do público que adornava as bancadas A e B.
A prova começou com uma luta intensa entre Martin Stretton, em Tyrrel 012, Jamie Constable, em Tyrrel 011, e Michael Lyons, em Williams FW07B. O ritmo foi intenso ao longo das voltas, exigindo muito das mecânicas, o que levou aos abandonos de Stretton e de Lyons, deixando Constable sozinho no comando.
O piloto do Tyrrel pilotado por Michele Alboretto em 1982 acabou por vencer a segunda corrida da F1 Classic, sendo acompanhado na subida ao pódio por Mark Hazell, em Williams FW07B, e Patrick D´Aubreby, em March 761.
Depois de um fim-de-semana cheio de emoções, com corridas de carros que marcaram a história do automobilismo e Campeões do Mundo que ficaram nas páginas do desporto motorizado mundial, o público deixou o Autódromo do Estoril com grande satisfação e entusiasmo.
“Julgo que foi um fim-de-semana de grandes corridas em que o público aderiu massivamente ao evento. O Estoril Classic é fruto de uma equipa que tem vindo a trabalhar ao longo de quase um ano para o colocar de pé. Penso que fomos bem-sucedidos, criando um evento apelativo que solidificou este ano a sua imagem no automobilismo de clássicos nacional e internacional, sendo cada vez mais procurado tanto por público como por concorrentes. O incremento de pessoas que nos visitaram ao longo dos dois dias, mais 20% que em 2017, é prova disso mesmo. Não posso deixar de agradecer à Associação de Turismo de Cascais, ao Turismo de Portugal, à Câmara Municipal de Cascais, ao MCE e ao Autódromo do Estoril pelo apoio imprescindível que nos deram. Agora é preciso pensar na edição de 2019”, afirmou com regozijo Diogo Ferrão, o responsável máximo da Race Ready.