Hamilton, que irá sair das boxes com pneus supermacios para a corrida, estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:32.237 batendo o Ferrari de Sebastian Vettelpor 61 milésimos de seg.
Vettel partirá da terceira linha (quinta posição) cedendo o seu lugar na primeira linha a Kimi Raikkonen, que foi apenas nove milésimos mais lento . Recorde~se que Vettel rebebeu penalização por ignorar as bandeiras vermelhas durante a 2ª sessão de treinos livres.
Mais lento três décimos mais lento do que Hamilton foi Valtteri Bottassendo afastado para o terceiro posto da grelha com a penalização de Vettel.
A Red Bull com Daniel Ricciardoobteve o quinto posto, quanto aos denominados “outros”, Esteban Oconfoi o mais rápido e partira com o seu Force India da sexta posição
Nos lugares imediatos, Nico Hulkenberg obteve o sétimo com o Renault, Haas de Romain Grosjean o oitavo e o Sauber de Charles Leclerc e Sergio Perez com um Force India completaram os dez primeiros.
Eliminados no Q1 ficaram Fernando Alonso, Sergey Sirotkin, Lance Stroll, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne enquanto Os Toro Rosso de Brendon Hartley não estabeleceram um tempo no Q2 devido às penalizações às quais estão sujeitos na grelha de partida e o Red Bull de Max Verstappen nem sequer entrou em pista depois de danificar o RB14 na passagem por cima de um corretor no final do Q1, a lamentar a não classificação de Carlos Sainz que falhou o acesso ao Q3por apenas dois milésimos de segundo. Também Kevin Magnussen não garantiu o acesso à fase final da qualificação em Austin
A prova que será a 18º desta época terá inicio ás 19:30 (hora de Portugal), podendo ser vista em diversos canais de Tv nomeadamente na Sky Sports F1.
O Circuito mantem~se no continente americano, a 28 de outubro no México (cidade do México), a 11 de novembro no Brasil (S.Paulo) e finalmente em 25 de novembro em Abu Dhabi (Yas Marina)