Disponível nas espaçosas versões hatchbackde 5 portas e Wagon de estilo exterior robusto, o Focus Active apresenta maior distância ao solo e uma configuração de chassis única, que preserva a dinâmica de excelência do Focus e proporciona capacidade para andar em pisos degradados, bem como uma posição de condução elevada que transmite mais confiança, tanto em cidade como em auto-estrada.
Em linha com o estilo de vida activo do crescente número de clientes de modelos SUV e crossoverna Europa, o Focus Active conta com os inovadores Modos de Condução “Slippery” (“Escorregadio”) e Trail (“Trilho”), e barras de tejadilho (de série) para transporte de bicicletas ou equipamentos desportivos.
O leque de sofisticadas motorizações disponíveis* inclui os potentes e económicos blocos a gasolina EcoBoost 1.0 e EcoBoost 1.5 (este não disponível em Portugal), com potências até 182 CV, e Diesel EcoBlue 1.5 e EcoBlue 2.0, com potências até 150 CV, combinados com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.
Os avançados sistemas de assistência ao condutor, estreados no novo Focus, incluem versões actualizadas das tecnologias Cruise Control Adaptativo, Sistema Frontal de Iluminação Adaptativa e Assistência Activa ao Estacionamento.
Como refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, “As vendas de SUV na Ford aumentaram mais de 19 por cento em Outubro, em comparação com igual período do ano passado, pelo que os SUV representam agora mais de 1 cada 5 novos Ford vendidos na Europa. A nossa família Active de modelos crossover oferece aos nossos clientes uma opção estilo SUV ainda mais atraente. O novo Focus Active não se limita a ser mais um elemento dessa família: o seu chassis único e as novas opções de Modos de Condução dão-lhe real capacidade para sair dos circuitos habituais e explorar novos caminhos.”
O novo Focus Active é o terceiro membro da nova família Ford Active de modelos crossover, após o lançamento dos novos modelos Fiesta Active e KA+ Active no início do ano.
Apto para caminhos mais duros e divertido de conduzir
Equipado de série, em ambas as versões de carroçaria (5 portas e Wagon), com a sofisticada suspensão traseira independente, com configuração de triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos, o chassis do Focus Active dispõe de molas, amortecedores e barras estabilizadoras específicas, bem como juntas nos dois eixos, a que se junta uma maior distância ao solo (+30 mm à frente e +34 mm atrás) face ao Focus convencional.
O sistema de suspensão traseira independente com triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos optimiza o conforto e capacidade de resposta e dispõe de um sub-chassis isolado que proporciona um equilíbrio adequado entre a frente a traseira perante as maiores imperfeições da estrada, com vista ao máximo conforto. Os casquilhos multi-compostos apresentam diferentes características de rigidez quando sujeitos a forças em direcções diferentes, criando um melhor isolamento em pequenas irregularidades do piso e maior eficácia em termos de ruído, vibrações e aspereza. Nas versões Focus SW, a suspensão de triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos tem uma geometria específica, com os amortecedores reposicionados de forma a manter a agilidade e a reactividade do veículo, mesmo com a bagageira totalmente carregada. Esta solução também permite maximizar o espaço da bagageira, com um piso de carga mais amplo.
Para melhor comportamento em mau piso e maior durabilidade, foram adoptadas jantes de liga leve de 17 polegadas, com pneus de perfil mais alto 215/55 R17, estando também disponíveis jantes de 18 polegadas, com pneus 215/50 R18. Além dos Modos de Condução “Normal”, “Sport” e “Eco” que são de série em todas as versões Focus, o Focus Active possui:
- Modo “Slippery”: ajusta as definições do controlo electrónico de estabilidade (ESC) e do controlo de tracção para aumentar a confiança em pisos com baixa aderência, tais como lama, neve e gelo; reduz a patinagem das rodas em andamento a direito, mesmo no arranque; oferece uma resposta mais passiva do acelerador
- Modo “Trail”: ajuda a manter o andamento em pisos moles, tais como areia; ajusta a anti-blocagem (ABS) dos travões para permitir maior deslizamento das rodas; configura o controlo de tracção para permitir mais rotação das rodas, o que retira areia, neve ou lama dos pneus; oferece uma resposta mais passiva do acelerador
Robusto, espaçoso e versátil
Detalhes estéticos específicos oferecem ao Focus Active um carácter distinto, versátil e robusto, por dentro e por fora. Os tons escuros dominam a grelha e respectiva moldura, e prolongam-se pelas protecções da carroçaria, que fluem do pára-choques dianteiro para os guarda-lamas, perfil lateral e traseira.
O desenho dos pára-choques dianteiro e traseiro são também específicos da versão Focus Active, tal como as protecções dianteira e traseira com acabamento prata, e as jantes de liga leve. A gama de cores de carroçaria inclui novos tons vibrantes como Branco Metrópolis, Laranja Glow, sendo que os clientes podem também, consoante a cor da carroçaria, optar por uma cor de tejadilho de contraste.
No habitáculo, a sensação de qualidade é reforçada pelo volante e punho da caixa de velocidades revestido a couro, por elementos claros no tabliê e nos painéis das portas e pelas embaladeiras “Active”. Os bancos com almofadado reforçado apresentam-se revestidos com um tecido específico Active, com costuras a azul, podendo também ser especificados tapetes com costuras em azul.
O novo Focus apresenta mais espaço interior graças a um incremento de mais de 50 mm na distância entre eixos (face ao modelo anterior) e a um piso plano. Os ocupantes dos bancos dianteiros dispõem de uns generosos 1.421 mm de espaço ao nível dos ombros. A posição do painel de instrumentos foi optimizada para beneficiar o espaço. A consola central mais estreita, o travão de estacionamento eléctrico e o comando rotativo da caixa automática de oito velocidades também contribuem para a obtenção de mais espaço nos lugares da frente.
Nos lugares traseiros, o espaço ao nível dos joelhos foi aumentado em mais de 50 mm face ao Focus anterior, totalizando agora 81 mm, o melhor valor da classe. No que respeita ao espaço ao nível dos ombros, o incremento é de quase 60 mm face ao modelo antecessor. A percepção de espaço é reforçada pelo desenho das janelas das portas traseiras, que se estendem até ao pilar traseiro para criar uma maior sensação de abertura.
As características de conforto e conveniência tornam o Focus Active ainda mais versátil para as famílias aventureiras. Aceder ao espaço de carga carregado de equipamento de campismo passa a ser mais fácil graças à tecnologia mãos livres da Ford para abertura da porta da bagageira, bastando, para o efeito, passar com o pé por debaixo do pára-choques traseiro.
O melhor amigo da família também pode participar nas aventuras: a bagageira da SW foi concebida para acolher confortavelmente uma casota de cão, graças aos 1.635 litros de capacidade máxima. Os engenheiros da Ford conceberam mesmo uma solução para a sempre difícil situação de como arrumar a cobertura da bagageira, depois de removida: agora encaixa na perfeição sob o novo piso flexível da bagageira, sendo mais fácil de retirar graças a uma simples pega de puxar.
A tecnologia de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphonesconectados, utilizando apenas comandos vocais, sendo complementado por um ecrã táctil de 8 polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, e está disponível em conjunto comum sistema de som premiumB&O que proporciona aos ocupantes uma experiência áudio digna de uma sala de espectáculos.
A nova tecnologia FordPass Connect de modemintegrado, desenvolvida para o novo Focus, transforma o Active num hotspotWiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos, e dispõe, em opção, de uma base de carregamento wireless(sem fios) localizada por baixo do painel de instrumentos. Esta funcionalidade permite aos ocupantes carregar facilmente os seus smartphonescompatíveis, mantendo-se conectados em movimento.
Condução sem esforço graças a motores e tecnologias avançados
O novo Focus Active apresenta a vasta gama de sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor, estreadas no novo Focus. As sofisticadas tecnologias avançadas estão perfeitamente integradas para permitir uma experiência de condução intuitiva, sem stresse requintada:
- Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agorareforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para lidar sem esforço com o pára-arranca do trânsito
- Sistema Ford de Faróis Adaptativos com a nova função Preditiva em curva (utiliza a câmara) e sensível aos Sinais, que pré-ajusta os padrões dos faróis e melhora a visibilidade ao monitorizar as curvas na estrada e – em estreia na indústria – os sinais de trânsito
- Sistema Activo de Assistência ao Estacionamento 2, que agora opera automaticamente a caixa de velocidades, a aceleração e a travagem de forma a proporcionar manobras 100% autónomas ao simples premir de um botão
- O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford disponibilizado na Europa, ajuda os condutores a manter a sua atenção na estrada à sua frente
- Assistente de Manobras Evasivas, uma tecnologia que representa uma estreia no segmento, e que ajuda os condutores a manobrar a direcção de forma a evitar a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados
Os clientes do Focus Active têm ao seu dispor uma ampla gama de sofisticados motores Ford a gasolina (EcoBoost) e gasóleo (EcoBlue) perfeitamente optimizados em termos de potência e requinte de utilização. De série, estes propulsores contam com um sistema Auto Start-Stop para reduzir os custos de utilização e estão associados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma nova caixa automática de oito velocidades, ambas proporcionando uma condução suave e sem esforço. A sofisticada transmissão automática de oito velocidades adapta-se aos diferentes estilos de condução para oferecer passagens de caixa optimizadas.
O multi-premiado motor Ford EcoBoost de 1,0 litros apresenta emissões desde 107 g/km CO2e consumos desde 4,8 l/100 km. O bloco Ford EcoBoost de 1,5 litros de 150 CV tem emissões a partir 121 g/km e consumos desde 5,3 l/100 km (este não disponível na gama em Portugal). No que respeita aos motores diesel Ford EcoBlue, o bloco de 1,5 litros de 120 CV tem emissões desde 93 g/km e consumos desde 3.5 l/100 km, e o bloco de 2,0 litros de 150 CV tem emissões de 114 g/km e consumos a partir de 4.4 l/100 km.
Fabricado com recurso a processos inovadores na indústria na linha de montagem de Saarlouis, na Alemanha, o novo crossoverFord Focus Active está já disponível para encomenda.
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Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.
O FordPass Connect é um extra disponível em opção. O modemde bordo encontra-se ligado aquando da entrega do veículo. Pode optar por autorizar ou não autorizar a partilha de certos dados. A tecnologia estará disponível em certos mercados em 20187, alargando-se aos restantes mercados durente 2019.
O acesso à função Live Traffic é gratuita durante os primeiros 2 anos seguintes à aquisição de um novo modelo Ford dotado de SYNC 3 com navegação; após esse período, a utilização do serviço implica o pagamento de taxas de utilização.
O Wi-Fi Hotspot (até 4G) inclui a oferta de um período de testes de transmissão de dados wireless, que tem início na data de activação e expira ao fim de 3 meses ou após a utilização de 3GB de dados, o que ocorrer primeiro. Após esse período, é necessário subscrever o serviço junto da Vodafone, pelo que deve consultar o site da empresa para informações acerca dos seus pacotes de dados. Para desfrutar da funcionalidade de hospotWi-Fi incorporada no veículo, qualquer modelo Ford de 2018 tem de estar equipado com o hardware apropriado, e é também necessário ter um plano de dados. A cobertura e o serviço de dados não está disponível em todas as regiões; os termos que constam do seu plano de dados, incluindo taxas referentes a dados e a mensagens, poderão ser aplicados.
*Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
A partir de 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos serão certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP irá substituir na íntegra a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.