Entre os atributos da região, a publicação salienta ainda os campos de golfe, a gastronomia (com destaque para o marisco fresco e para o típico “frango da Guia”), as praias e a beleza das paisagens naturais. Como ponto a favor do Algarve é também referida a facilidade de se conviver com a língua inglesa, facto que simplifica a adaptação do turista norte-americano ao destino.
A revista International Living é uma publicação mensal que se dedica à divulgação de conteúdos sobre os melhores locais do mundo para se viver, para se passar a reforma, para viajar e para investir.
Segundo Dora Coelho, diretora executiva da Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística externa desta região, “este reconhecimento vem confirmar o interesse crescente e o peso que o Algarve está a conquistar junto do mercado norte-americano, surgindo como uma alternativa apelativa face aos destinos europeus tradicionalmente procurados por este mercado.”
Ainda este mês de novembro, a ATA teve a oportunidade de receber no Algarve um grupo de 14 agências de viagens que operam no mercado dos EUA e Canadá, a quem foi dado a conhecer as potencialidades da região em torno da sua oferta turística diversificada e de qualidade e a possibilidade de participar em experiências diferenciadoras, entre as quais um workshop para aprender a confecionar uma cataplana e a realização de provas de degustação de vinhos do Algarve. Esta visita incluiu ainda uma forte componente de networking entre os participantes e agentes turísticos da região (associados da ATA), como forma de incentivo ao desenvolvimento de oportunidades de negócio.
De referir que a presença de visitantes norte-americanos no Algarve tem vindo a crescer de forma significativa. De janeiro a setembro deste ano, o destino registou um aumento de 25,3% no número de hóspedes provenientes dos EUA face ao mesmo período de 2017 (alcançando em valores absolutos o número de 64.700 hóspedes) e um aumento de 27,4% no que diz respeito às dormidas (contabilizando 179.600 dormidas na região).