O livro tem o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Câmara Municipal de Viseu, entre outras entidades. Publicado pelas Edições Esgotadas, este volume tem como público-alvo os mais jovens, mas pode-se considerar um livro para todas as idades.
A apresentação estará a cargo da Diretora Regional da Cultura dos Açores, Profa. Dra. Susana Goulart Costa, especialista de História da Igreja.
Sinopse:
As personagens da coleção Mais Madeira – a Tia Cristina, a Lili, a Maria e a amiga Laura – desta vez fazem uma viagem que as leva de Guimarães a Viseu, passando por Braga, Tibães, Arouca e outros lugares, à descoberta da história da fundação de Portugal, da arte, da gastronomia, da literatura e dos valores que fazem parte da nossa cultura de matriz católica. É uma verdadeira aventura este percurso, que as leva a encontrar personagens e eventos do passado e que lhes proporciona um maior conhecimento do que as rodeia: de Mumadona, que mandou construir o Castelo de Guimarães, ao pintor Grão Vasco, a cuja oficina se deve a primeira representação na arte ocidental de um índio, a curiosa Lili e os leitores entram no Mosteiro de Tibães, admiram o cálice da Sé de Braga, imaginam a música produzida em Arouca, ficam a conhecer o papel das mulheres na história do catolicismo em Portugal e compreendem de onde vêm as barrigas de freira, o toucinho do céu e o pudim do Abade de Priscos. Há ainda espaço para falar de um dos antigos deuses lusitanos, o Tongoenabiago, de acompanhar os monges de Lorvão na escrita do Livro das Avese de nos divertirmos com as novas personagens:o Avô Rui e a Dolly das Arábias, uma cadela ultra-simpática. Tudo isto acompanhado de ilustrações que celebram a variedade da vida e nos transportam no tempo às cores e contornos das iluminuras medievais.