Os que o sabem desde há muito tempo, comparam o seu efeito com o de conduzir sobre a neve. Mas, pode a humilde folha ser tão escorregadia como a neve? Um grupo de engenheiros da Ford encontrou a resposta depois de realizar uma experiência única para o averiguar.
Obter os dados sobre a neve foi a parte fácil. Foram obtidos a partir de testes de veículos realizados em regiões muito nevadas da Escandinávia. Mas, não havia investigações que mostrassem o quanto escorregadias as folhas seriam. Para solucionar esta questão, a equipa recolheu sacos de folhas e usaram-nas para cobrir a pista de testes da Ford na Bélgica. Depois, utilizaram um dispositivo de teste de fricção que identifica o quão escorregadias são as superfícies ao passar sobre elas.
Depois dos testes descobriram que em certas circunstâncias as folhas são tão escorregadias como a neve.
“Foi divertido levar a cabo esta experiência, mas havia um ponto importante”, disse Eddy Kasteel, engenheiro de desenvolvimento da Ford Europa. “A maioria das pessoas sabe que deve reduzir a velocidade e conduzir com mais precaução na neve, mas são poucos os que têm o mesmo respeito pelas estradas cobertas de folhas que podem ser igualmente escorregadias”.
O grau de atrito é medido em unidades representadas pelo símbolo µ – quanto mais escorregadia a superfície, menor o número. Nos testes realizados, no seu momento mais escorregadio, as folhas registaram um valor de µ entre 0.3 e 0.4, tipicamente o mesmo nível observado em superfícies nevadas.
Os mesmos engenheiros ajudaram a desenvolver o “Slippery Mode” para o novo crossover Ford Focus Active que chegará ao mercado em breve. Desenhado para melhorar a tracção em superfícies geladas e de folhas molhadas, o sistema realiza rápidos ajustes nos sistemas de estabilidade, aceleração e travagem para ajudar a prevenir que o veículo derrape, guine ou desvie da sua trajectória prevista.