A capital foi finalista com Ljubljana e Valência e destacou-se pelo forte compromisso político local e nacional, mas também pelo envolvimento na candidatura da indústria da bicicleta nacional (Portugal é o terceiro maior produtor europeu) e da Academia.
Este é também um reconhecimento internacional do trabalho da Câmara de Lisboa na promoção dos modos ativos e do transporte coletivo e um incentivo a prosseguir a estratégia definida neste âmbito até 2021.
As conferências VELO-CITY tiveram início em 1980 em Bremen, Alemanha, e têm decorrido em cidades como Copenhaga, Bruxelas, Barcelona ou Montreal. Atraem em cada ano mais de 1500 delegados, sobretudo urbanistas, engenheiros e arquitetos, mas também académicos e estudantes e ativistas pela mobilidade sustentável de mais de 60 países.
Há atualmente mais de 90 km de rede ciclável em Lisboa e a autarquia prevê chegar aos 200km de rede até 2021. A rede de bicicletas partilhadas Gira atingiu em menos de um ano a marca de 1 milhão de viagens, estando em preparação a expansão do sistema a novas áreas da cidade.
Em 2019 a Velo-city realiza-se em Dublin e em 2020 na Cidade do México.