O RC F Track Edition junta-se ao coupé RC F, aperfeiçoado de acordo com as tendências para 2020. A aerodinâmica foi melhorada, o peso reduzido, a suspensão retocada e o estilo reforçado elevam o RC F a um novo nível de desempenho e requinte.
“O novo RC F beneficia de melhorias constantes desde o lançamento. Com os mais recentes aperfeiçoamentos, estes modelos contribuem para distinguir ainda mais a marca F, definida, cada vez mais, pela durabilidade e performance, que recorrem às mais avançadas tecnologias para tornar o seu desempenho acessível a condutores de todos os níveis”, explica Koji Sato, Vice-Presidente Executivo Lexus Internacional.
O redefinido RC F
O RC F de 2020 sofreu grandes alterações, projetadas para melhorar seu desempenho e renovar a sua estética. Um dos primeiros objetivos dos engenheiros foi a redução do peso sem comprometer a elegância e a robustez do coupé. Na traseira, eixos semi-ocos vieram substituir os eixos sólidos anteriores e, na dianteira, um coletor de admissão e um compressor mais pequeno de ar condicionado retiraram peso da frente do carro. A troca para alumínio dos suportes inferiores e superiores da suspensão também contribuíram para a redução do peso e para a manutenção da rigidez.
Para elevar o refinamento do RC F a fixação dos braços da suspensão traseira foram reforçados, bem como os suportes de direção. Algumas das peças do motor foram substituídas por alternativas mais robustas, melhorando a potência do V8 de 5,0 litros do RC F, um dos melhores motores disponíveis em coupés de luxo do mercado. Apresenta 457 cv e 520 Nm binários a 4800 rpm, graças a uma revisão da rota de admissão e a um ponto de disparo, a rotações mais baixas, da abertura de admissão secundária (2.800 rpm vs. 3.600 rpm). O controlo é realizado através de uma transmissão automática de oito mudanças, com alteração na transmissão para uma melhor resposta no arranque.
Para garantir a máxima aceleração no arranque, o RC F traz controlo de arranque eletrónico de série. Ao pressionar um simples botão na consola, o sistema ajusta automaticamente a tração e a resposta ao acelerador para obter a aceleração máxima no arranque. O condutor só precisa de pressionar e segurar o pedal do travão, acionar o sistema, acelerar a fundo e soltar o pedal do travão. Em apenas 4,5 segundos chega dos 0 aos 100 km/h.
Projetados especificamente para o RC F, novos pneus Michelin Pilot Sport 4S melhoram o desempenho deste modelo. Forma, perfil, padrão e composto de borracha, todos são exclusivos do RC F. As alterações foram meticulosamente projetadas para reduzir a subviragem, melhorar o atrito lateral geral e aumentar a resistência a condições extremas.
Houve, também, alterações subtis, mas substantivas, no estilo do RC F, como a inclusão de traços familiares que esbatessem as linhas mais agressivas. Na frente, os faróis foram substituídos com luzes LED empilhadas, e luzes diurnas integradas. O formato da grelha Lexus também foi alterada: Foi adicionada uma abertura na linha inferior e o para-choque cria uma visual mais desportivo. Na traseira, foram integradas novas luzes nos farolins traseiros e alterado o para-choques para conferir uma aparência mais limpa e mais esculpida ao RC F.
RC F Track Edition: O nível mais elevado do F
Mais do que acessórios extra, a edição limitada RC F Track Edition apresenta um conjunto de atualizações meticulosamente desenhadas para funcionarem juntas de forma natural, elevando o desempenho do modelo a todo um novo nível. Baseada na informação recolhida pelas equipas Lexus que colaboraram nas séries Super GT e IMSA, o RC F Track Edition foi projetado para proporcionar um desempenho excecional e permitir que os aficionados possam experimentar o novo modelo nos mais variados cenários.
Atingir esse nível de desempenho e de previsibilidade tornou-se possível graças à rigorosa engenharia e à precisão de montagem dos mestres da Takumi, que supervisionam a produção de cada RC F. Todos os pormenores do modelo foram escrutinados com vista à melhoria, e a Track Edition conseguiu atingir a elegância sem descurar a velocidade. Continua a ser um coupé de luxo, com a capacidade de impressionar tanto em pista, como fora dela.
Linhas mais suaves e uma dieta mais precisa
Uma das bases das melhorias deste modelo foi a assinatura aerodinâmica da RC F Track Edition. Na frente, a exclusiva entrada de ar em fibra de carbono, desenhada para reduzir o peso e aumentar o apoio aerodinâmico na frente, permite uma melhor precisão da direção. Na parte de trás do carro foi colocada um aileron também em fibra de carbono, para substituir o existente. Para além de ser mais leve, este apoio aerodinâmico é mais leve enquanto aumenta o apoio aerodinâmico.
Para atingir este resultado, os engenheiros começaram por estudar o fluxo de ar na traseira do automóvel e diminuir a turbulência. Adicionaram, também, um ângulo de ataque muito pequeno, que produzisse downforce sem comprometer o fluxo de ar. O resultado: até 26 kg de força descendente adicional, quando comparados com o spoiler traseiro ativo.
Tal como no modelo standard, a redução de peso foi fundamental no desenvolvimento da Track Edition. Dados preliminares apontam para uma diminuição do peso total entre os 70 e os 80 kg em comparação com o RC F anterior. No entanto, e mais importante, esta redução traduz-se em melhorias dinâmicas muito significativas, que levaram a alterações no peso, com uma melhoria significativa na dinâmica e na sensação de condução.
Com esse objetivo em mente, todos os modelos Track Edition são equipados com travões Brembo de carbono/cerâmica. São significativamente mais leves do que os de aço, e também mais capazes de suportar o calor extremo associado à condução em pista. Em conjunto com jantes de liga leve forjado BBS de 19”que apresentam um design inspirado do carro de corrida RC F GT3. Considerando as todas e travões, o RC F Track Edition conta com uma redução no peso significativa de 25 kg, só na frente.
Também foi removido peso adicional através da colocação de fibra de carbono no tejadilho e no capot e de um reforço em carbono atrás dos bancos traseiros. Muitas destas peças em fibra de carbono serão fabricadas na mesma linha de montagem que forneceu o Lexus LFA durante os dois anos da sua produção. O silenciador em titânio e tubos de escape são outras das áreas em que o RC F Track Edition alcançou uma redução de peso. Raramente utilizado em carros de produção, o titânio reduz o peso total das peças individuais e confere ao RC F Track Edition um visual singular, acompanhado de um som também único. Som que vale a pena enaltecer, já que o RC F Track Edition utiliza o mesmo V8 de 5.0 litros dos modelos RC F.
Para conferir uma aparência mais exclusiva ao interior da Track Edition, recorreu-se a pele vermelha e bancos em Alcantara, e aos acabamentos em carbono vermelho nas portas e no painel de instrumentos. Para o exterior, apenas duas cores estarão disponíveis: Ultra White e Nebula Matte Grey, uma cor exclusiva do RC F Track Edition.
Ambos os modelos de 2020, Lexus RC F e RC F Track Edition, começarão a sua produção em março de 2019. Os valores serão anunciados mais perto das datas de venda.