O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, defende que “os objetivos a que nos propusemos desde a primeira edição ainda hoje se mantêm, por um lado a promoção da nossa restauração e por outro de uma iguaria única que é a enguia, que não é vulgar e destaca-se pela excelência porque é capturada numa zona de Reserva Natural”.
Outra das grandes apostas do Festival da Enguia é a promoção turística do Concelho “e esse objetivo tem sido atingido, sendo que está inserido numa estratégia mais alargada de promoção do Município de Santiago do Cacém” afirma Álvaro Beijinha e explica que esta estratégia se traduz na realização de mostras gastronómicas, na criação de roteiros, em investimentos na preservação e valorização patrimonial, na participação em feiras do setor e a deslocação de embaixadas ao estrangeiro. “Esta estratégia faz com que tenhamos obtido, segundo dados do INE referentes a 2016/17, a duplicação do número de dormidas no nosso Concelho que praticamente passaram de 51 mil para mais de 100 mil, que faz do nosso Município o quinto com mais dormidas em todo o Alentejo e nos 11 municípios que constituem a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e o que mais subiu no Alentejo Litoral”sublinha o autarca.
Durante dez dias, os restaurantes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Café Snack-Bar A Palmeira, Copacabana, O Martins e O Gatinho, todos situados na Freguesia de Santo André, confecionam vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais. Com propostas variadas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, na cataplana ou ao bulhão pato e, claro, “à moda da Lagoa”. A animação cultural também marca presença durante a realização do Festival, prometendo ser o complemento ideal da vertente gastronómica.
O programa contempla ainda um colóquio – O Mar um Universo de Recursos – no dia 29 de janeiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, onde será abordado o tema do valorização dos recursos naturais na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, numa organização do Centro de Informação Europe Direct – Alentejo Central e Litoral.
Outra das novidades é a realização de uma visita guiada à Costa de Santo Andrésobe o mote – A enguia e a Lagoa de Santo André. As inscrições devem ser feitas através do endereço: [email protected]até ao dia 30 de janeiro. O ponto de encontro dos participantes será o apoio de praia da Costa de Santo André.
O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.