O novo Mondeo Hybrid é uma versão única no seu segmento e oferece, agora, uma experiência de condução ainda mais refinada.
Outros significativos melhoramentos nos grupos propulsores do Mondeo, incluem:
- Introdução do sofisticado motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros no Mondeo, solução ideal para cobrir longas distâncias;
- Introdução da nova transmissão automática Ford de oito velocidades no Mondeo, que adapta os padrões das passagens de caixa ao estilo de condução, tornando a utilização mais refinada, também graças ao elegante e ergonómico comando rotativo.
O Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop & Go passa a integrar o conjunto de sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor do Mondeo, juntamente com o Limitador de Velocidade Inteligente, tornando a condução mais fácil em auto-estrada e no pára-arranca do trânsito.
Segundo Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, “O Ford Mondeo Hybrid oferece uma experiência de condução única com a sua transmissão automática refinada e capacidade de se deslocar silenciosamente. Combinados com os benefícios de um motor a gasolina de baixas emissões de CO2, esperamos que o Hybrid represente até 50 por cento das vendas. Ao mesmo tempo, introduzimos um novo motor diesel com a tecnologia SCR (redução catalítica selectiva) para corresponder e superar os mais recentes padrões de emissões Euro 6d Temp, com uma transmissão automática de 8 velocidades totalmente nova disponível.”
Construído na sofisticada fábrica Ford de Valência (Espanha), o Mondeo já vendeu na Europa mais de 250.000 unidades desde o lançamento da quarta geração em 2015.
Station Wagon: a versatilidade do formato e a eficiência de um híbrido
Para clientes que necessitam de maior capacidade de carga, a nova Mondeo Hybrid Station Wagon proporciona a autonomia de condução e a liberdade de utilização oferecidas por um motor a combustão tradicional, com a eficiência, economia e requinte de uma motorização eléctrica.
Disponível na versão Station Wagon e no formato de 4 portas com inspiração coupé, o Mondeo Hybrid auto-recarregável tem capacidade para locomoção 100% eléctrica e oferece um arranque silencioso, ideal para uma utilização mais requintada em cidade e em situações de pára-arranque. O grupo propulsor elimina a ansiedade provocada pela autonomia e pela necessidade de os utilizadores terem de recorrer a uma fonte externa para carregar a bateria.
A mais recente geração de software de controlo do propulsor do Mondeo Hybrid proporciona uma resposta suave e linear na aceleração, melhorando a experiência de condução. O novo software do propulsor é também mais eficaz na utilização do binário do motor, com o propósito de obter menores consumos e melhor desempenho, ajustando de um modo ideal as relações de transmissão, de forma a utilizar o máximo de binário ao mais baixo regime possível.
O propulsor híbrido disponibiliza 187 CV e combina um motor de 2,0 litros a gasolina, desenvolvido especificamente e funcionando segundo o ciclo Atkinson, um motor eléctrico, um gerador, uma bateria de iões de lítio de 1,4 kWh, bem como uma transmissão automática com repartição de potência, desenvolvida pela Ford, capaz de simular o desempenho de uma transmissão de variação contínua.
A tecnologia de travagem regenerativa recolhe até 90 por cento da energia normalmente perdida durante as travagens para recarregar a bateria, contribuindo para os seguintes valores previstos de emissões de CO2 e consumos: desde 96 g/km e 4,2 l/100 km na versão de 4 portas, e desde 101 g/km e 4,4 l/100 km na Station Wagon. *
Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores a optimizar os consumos sem sacrificar o conforto:
- Interface Ford SmartGauge para monitorizar o consumo de combustível e de energia, com funcionalidades como Brake Coach que incentiva a travar gradualmente para devolver mais energia à bateria;
- Direcção assistida eléctrica; accionamento eléctrico do ar condicionado, refrigeração do propulsor e sistemas de vácuo, reduzindo significativamente a sobrecarga do motor;
- Um sistema de regeneração dos gases de escape, especialmente desenvolvido para aquecer mais rapidamente o habitáculo.
No novo formato de carroçaria Station Wagon, os clientes do Mondeo Hybrid podem contar com 403 litros de capacidade de carga sob a chapeleira, com os bancos traseiros em posição normal, e até 1508 litros com os bancos rebatidos; por sua vez, o piso totalmente plano facilita as operações de carga e descarga de objectos de grandes dimensões. Sob o piso da bagageira existem mais espaços de arrumação.
A versão topo de gama Mondeo Hybrid Vignale também está disponível nas duas variantes de carroçaria (4 portas e Station Wagon).
Potente e refinado
O sofisticado motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros está pela primeira vez disponível no Mondeo, oferecendo um desempenho de condução digno de um motor de maior cilindrada, juntamente com os baixos níveis de emissões e consumos típicos de um motor de menor capacidade. O motor EcoBlue de 2,0 litros é proposto nas seguintes versões:
- 120 CV, com valores estimados de emissões e consumos a partir de: 117 g/km CO2 e 4,5 l/100 km;
- 150 PS com valores estimados de emissões e consumos a partir de: 118 g/km CO2 e 4,5 l/100 km;
- 190 CV com valores estimados de emissões e consumos a partir de: 130 g/km CO2 e 4,9 l/100 km.
Face aos anteriores motores Diesel 2.0 TDCi, o novo propulsor possui um sistema de admissão integrado com colectores espelhados, que optimizam a respiração do motor; um turbocompressor de baixa inércia, que melhora o binário a baixo regime, e um sistema de injecção de combustível de alta pressão mais ágil, mais silencioso e com maior precisão na entrega de combustível. Tudo isto permite ao novo EcoBlue de 2,0 litros respeitar as exigentes normas de controlo de emissões Euro 6d-Temp. Montado de série, o sistema SCR para pós-tratamento de emissões contribui para uma melhor redução do NOX.
A nova transmissão Ford de oito velocidades – proposta nos motores EcoBlue 2.0 de 150 CV e 190 CV – foi projectada para optimizar ainda mais a economia de combustível, oferecer elevado desempenho e passagens de caixa suaves e rápidas. A transmissão conta com:
- Programação de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia os estilos individuais de condução de forma a optimizar os timings das passagens de caixa. O sistema identifica inclinações de subida e de descida e curvas fechadas, ajustando as passagens de caixa de acordo com esses padrões, proporcionando uma experiência de condução com mais estabilidade, mais envolvente e requintada;
- Controlo de Qualidade de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia informação do veículo e em termos ambientais, para ajustar as pressões na embraiagem para obter passagens de caixa mais suaves e consistentes. A tecnologia consegue ainda ajustar a suavidade das passagens de caixa em função do estilo de condução.
Também está disponível uma transmissão manual de seis velocidades. O Mondeo EcoBlue de 2,0 litros pode ser equipado com a tecnologia Ford de Tracção Integral Inteligente (Intelligent All-Wheel Drive), a qual avalia o nível de aderência das rodas no piso e ajusta a entrega de binário até 50/50 entre os dois eixos em menos de 20 milissegundos (20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos), proporcionando as melhores condições de tracção em situações de baixa aderência.
O motor a gasolina Ford EcoBoost de 1,5 litros e 165 CV continua a estar disponível na gama, com emissões CO2 desde 150 g/km e consumos desde os 6,5 l/100 km, e equipado com as tecnologias de colectores de escape e de admissão arrefecidos a água.
Estilo executivo e qualidade de construção
As actualizações de elegância no design exterior e interior do Mondeo reforçam o poder atracção dos modelos de 4 e 5 portas e Station Wagon, ampliando, também, as diferenças visuais entre as versões Mondeo, as variantes Titanium, ST-Line e Vignale.
O novo design contemporâneo da frente engloba:
- Uma grelha superior trapezoidal com um efeito visual mais profundo; barras horizontais com acabamento cromado nas versões Titanium; ranhuras com acabamentos em preto nas versões ST-Line; acabamentos exclusivos em prateado acetinado em “V” nas versões Vignale;
- Grelha inferior redesenhada para combinar com as novas molduras das luzes de nevoeiro nas versões Titanium e Vignale e com contornos desportivos nas versões ST-Line;
- Novas luzes de nevoeiro e luzes diurnas LED;
- Painel frontal do pára-choques mais desportivo, com um lábio inferior mais pronunciado.
As actualizações do design traseiro incluem novas ópticas em “C”, intersectadas por uma aplicação elegante, a toda a largura, com acabamento em prata acetinada ou cromado. O Mondeo mantém o seu perfil suave e esculpido que transmite leveza visual, bem como a bossa no capô e as ópticas esguias.
Os fãs do Mondeo podem agora contar com mais opções para personalizar o seu veículo. Estão disponíveis novas jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas, bem como o acabamento premium opcional “Alumínio Líquido” para as jantes de liga leve de 19 polegadas. As cores exteriores opcionais mais distintas incluem o “Azul Panther” (exclusivo Vignale), “Cinza Stealth” (exclusivo ST-Line) e a nova totalidade “Azul Petróleo Urban”, disponível em toda a gama Mondeo.
A actualização do interior do Mondeo inclui novos revestimentos em tecido para os bancos, novas aplicações nos puxadores das portas e novas decorações em forma de lança, exclusivas para as versões Titanium, ST‑Line e Vignale.
Nos modelos equipados com a transmissão automática Ford de oito velocidades, a operação da caixa faz-se por via de um comando rotativo, solução que deu lugar a mais espaço de arrumação na consola central, onde existe agora uma entrada USB para carregamento de dispositivos móveis ou aceder a meios de comunicação portáteis.
A qualidade de construção interior foi igualmente incrementada, com montagens e acabamentos mais perfeitos na consola central e no painel de instrumentos, proporcionando uma sensação mais premium num habitáculo tendencialmente desportivo.
Experiência de condução sem esforço
Adicionalmente, o Mondeo oferece a partir de agora a tecnologia Controlo de Velocidade Adaptativo, a qual permite ao veículo manter automaticamente uma distância confortável para os veículos da frente, reforçada com a funcionalidade adicional Stop & Go.
Tornada possível pela introdução da transmissão automática de oito velocidades da Ford, a funcionalidade Stop & Go tem a capacidade de imobilizar totalmente o veículo no trânsito pára-arranca e arrancar automaticamente se a paragem for inferior a 3 segundos. Em paragens com duração superior a 3 segundos, basta ao condutor premir o botão “Resume” (“Continuar”) no volante, ou pressionar suavemente o acelerar para avançar, tornando bem mais confortável a condução no trânsito pára-arranca.
Introduzido no Mondeo pela primeira vez, o Limitador de Velocidade Inteligente combina as tecnologias Limitador de Velocidade e Reconhecimento de Sinais de Trânsito da Ford, e pode ajudar a garantir que a velocidade máxima do veículo seja ajustada automaticamente para permanecer dentro dos limites de velocidade variáveis. O sistema utiliza uma câmara montada no pára-brisas para monitorizar os sinais de trânsito e quando o limite de velocidade é inferior à velocidade máxima definida, desacelera o veículo conforme necessário. À medida que o limite de velocidade aumenta, o sistema permite que o condutor acelere até à velocidade definida, desde que não exceda o novo limite de velocidade.
O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 permite aos condutores do Mondeo controlar as funções de áudio, navegação e climatização, bem como os smartphones conectados, utilizando apenas comandos de voz. Apoiado por um ecrã táctil de 8 polegadas a cores, que pode ser comandado por gestos de toque e deslizar, o SYNC 3 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™.
Como refere de Waard, “O novo Mondeo também apresenta vários recursos semi-autónomos. Todos os aspectos do nosso avançado Mondeo foram concebidos para tornar a condução mais fácil, mais descontraída e aprazível, quer seja reduzindo o stress da condução em engarrafamentos, seguindo automaticamente o automóvel à frente, quer ajudando os condutores a evitar multas por excesso de velocidade com a nossa tecnologia Limitador de Velocidade Inteligente”, disse Waard. “O Mondeo Hybrid constitui uma alternativa atraente às motorizações Diesel para clientes frotistas e particulares, tanto nas versões Station Wagon como de 4 portas.”
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Nota: Os dados e a informação contidos neste comunicado de imprensa reflectem especificações preliminares e estavam correctos à data de publicação. Contudo, a Ford tem uma política de melhoramento constante do produto. Reserva-se o direito de alterar estes dados a qualquer momento.
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*Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
A partir de 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos serão certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP irá substituir na íntegra a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.