‘VICE’ tem atualmente nomeações para os Óscares® de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Secundária, Melhor Ator Secundário, Melhor Montagem, Melhor Argumento Original e Melhor Caracterização. Os vencedores serão conhecidos na 91ª edição dos Óscares® da Academia norte-americana, que se realiza a 24 de fevereiro.
Esta é a segunda vez que Cristian Bale vence um Globo de Ouro, depois de ‘The Fighter – Último Round’. Conhecido por conseguir das mais chocantes transformações físicas no mundo do cinema, desde a sua dramática perda de peso para ‘O Maquinista’, ao seu acentuado aumento de peso para ‘Golpada Americana’, Christian Bale regressa em ‘VICE’, a nova longa-metragem do argumentista e realizador Adam McKay (vencedor de um Óscar com o filme ‘A Queda de Wall Street’).
O filme explora a história épica sobre como Dick Cheney, um funcionário burocrático de Washington, se transformou no homem mais poderoso do mundo como vice-presidente de George W. Bush, transformando o país e o mundo de tal forma, que ainda hoje sentimos os seus efeitos.
McKay já tinha trabalhado com Bale em 2015 no filme ‘A Queda de Wall Street’ e isso pesou na escolha do ator para este personagem, ao qual deixa rasgados elogios. Segundo McKay, “eu não queria apenas alguém que imitasse o Dick Cheney (…) O que o Christian Bale realmente faz é desconstruir psicologicamente uma pessoa, voltando depois a reconstrui-la novamente. Nunca vi um processo como este.”
Para além de Christian Bale, o filme conta ainda com um elenco de luxo, onde constam nomes como Amy Adams (cinco vezes nomeada para um Óscar) no papel de Lynne Cheney, Steve Carell (nomeado para um Óscar pelo filme ‘Foxcatcher’) no papel de Donald Rumsfels e Sam Rockwell (vencedor de um Óscar pelo filme ‘Três Cartazes à Beira da Estrada ‘) no papel de George W. Bush.