A cerimonia de reinauguração acontecerá no próximo dia 14, onde são esperadas numerosas personalidades de relevo da sociedade portuguesa, bem como figuras públicas internacionais, que se distinguem em áreas tão distintas como a politica, a economia e a cultura.
O palacete foi projetado pelo Arq. José Luís Monteiro emandado erigir por Artur Porto de Melo e Faro, conde de Monte Real. É considerado um exemplar de arquitetura residencial romântica (neobarroca e neorrococó), com planta em L articulada, com pátio e, num dos seus extremos, com capela de planta longitudinal definida por nave e capela-mor, com torre sineira. O palacete situado na zona da Lapa em Lisboa, possui um vasto espólio de azulejaria portuguesa dos séculos XVII a XX, maioritariamente provenientes do antigo Convento do Rato, destruído pelo terramoto de 1755.
Adquirido pela Dimalu – Sociedadede Administrações Agrícolas e Prediais S.A., cuja sócia única é, desde 2017, Emily Kuo Vong. Vivendo em Portugal e reconhecida pelo seu empreendorismo em projetos de indole cultural, Emily Kuo Vong decidiu, restaurar a totalidade do Palacete dos Condes de Monte Real. Foram preservadas todas as fachadas, áreas e elementos de interesse patrimonial assim como mantidos nas suas características originais, os azulejos e numerosos elementos decorativos.
Sobre:
- Emily Kuo Vong
Nasceu em Xangai tendo,logo na infância, a sua educação musical. Mantém, desde 1981, uma relação muito próxima com diferentes culturas, tendo imigrado de Xangai para Macau, Portugal e Estados Unidos.
Com um percurso ligado às artes, Emily Kuo Vong distingue-se, desde então, por um singular sucesso no meio musical e como empreendedora de projetos culturais de enorme relevância internacional. É Presidente do “Chinese American Inter Cultural Exchange Foudation”e Presidente da “International Federation for Choral Music”.
- A International Cultural Center – ICC, tem como principal objetivo a preservação e difusão das artes, cultura e música.