‘O Poder da Palavra’ segue Neïla Salah (Camélia Jordana), uma jovem de ascendência argelina dos subúrbios de Paris, que une esforços com Pierre Mazard (Daniel Auteuil), um veterano professor conhecido pelos seus preconceitos e arrogância, para participar num concurso académico de retórica. O problema é que os dois estão em permanente conflito, desde os primeiros dias de aula.
O filme foi realizado pelo israelita Yvan Attal, conhecido pelos trabalhos de representação em ‘Hora de Ponta 3’ ou ‘Munique’. “É um filme ao mesmo tempo político e social, mas também alegre e espirituoso, baseado numa personagem, uma francesa de ascendência argelina, que é vítima do modo como as pessoas estão hoje confinadas a categorias ou restritas a preconceitos… mas que também é vítima de si mesma e do que a envolve”, refere o realizador.
Sinopse
Neïla Salah (Camélia Jordana) é uma jovem de ascendência argelina que cresceu nos arredores de Paris e sonha tornar-se advogada. Matriculada na prestigiada universidade parisiense de Assas, Neila confronta-se, desde início, com Pierre Mazard (Daniel Auteuil), um professor conhecido pelas suas provocações e controvérsias.
Em busca de redenção pública, Mazard aceita preparar Neïla para uma prestigiada competição de discursos em que a sua universidade participa.
Ao mesmo tempo cínico e exigente, o professor poderia vir a tornar-se o mentor de que a estudante necessita, mas para isso é preciso que os dois sejam capazes de ultrapassar os seus preconceitos.
Vencedor em Cannes do Prémio de Melhor Atriz Revelação (Camélia Jordana).