fbpx
Início Desporto Millennium Estoril Open apresenta o melhor quadro de sempre

Millennium Estoril Open apresenta o melhor quadro de sempre

0
Millennium Estoril Open apresenta o melhor quadro de sempre
Frances Tiafoe - ®DR

 

Depois de já terem sido anunciados previamente seis protagonistas, incluindo o detentor do título e melhor tenista português de sempre, João Sousa, uma análise global ao lote de 19 tenistas com classificação para aceder diretamente à melhor grelha individual do Millennium Estoril Open coloca em evidência a qualidade e a juventude do elenco – com o mais baixo cut-off (o último tenista com entrada direta é 64º) e a mais baixa média de idades (26 anos, face a uma média no top 50 perto dos 30).

A reforçar essas duas diretrizes estão também os melhores registos em três hierarquias distintas. No ranking do ATP Tour: dois elementos do top 10 pela primeira vez (Kevin Anderson e Stefanos Tsitsipas).

Na classificação ATP Race to London: dois jogadores do TOP 8 (Stefanos Tsitsipas, 3º, e Gael Monfils 6º). E na classificação NextGen – ATP Race to Milan: os três primeiros da tabela de jogadores até 21 anos (Stefanos Tsitsipas, Alex de Minaur e Frances Tiafoe).

Este torneio é um verdadeiro confronto de gerações. Na vertente da juventude, destaca-se mesmo a inédita armada americana liderada pelo vice-campeão de 2018, Frances Tiafoe, e que integra também Reilly Opelka (o gigante de 2m11 que ganhou recentemente o Open de Nova Iorque), Taylor Fritz e Mackenzie McDonald, todos eles representando o futuro da modalidade nos Estados Unidos e com idades entre 21 e 23 anos. Nunca antes houve quatro representantes norte-americanos com entrada direta no quadro principal de um evento do ATP Tour em Portugal; a sua juventude contribui para uma média de idades que só não é mais baixa porque, a par de seis jogadores até 21 anos (oito até 23 anos), haverá oito trintões a justificar a elevada média que tem caraterizado o top 100 ao longo da última década.

O quarteto americano forma o mais numeroso contingente nacional num elenco que também estabelece um novo recorde de internacionalização nas cinco edições do torneio: no lote de entradas diretas contam-se 14 países de cinco continentes. Surpreendentemente para um torneio de terra batida (para mais realizado em Portugal), há apenas um espanhol na lista: Jaume Munar, outro jovem de 21 anos que é o protegido de Rafael Nadal na sua academia e que no final do ano passado jogou o NextGen ATP Finals com Stefanos Tsitsipas, Alex de Minaur, Frances Tiafoe e Taylor Fritz. De notar os regressos do argentino Leonardo Mayer (parceiro habitual de João Sousa na variante de pares, tendo chegado às meias-finais do Millennium Estoril Open do ano passado e do Open da Austrália deste ano) e do britânico Cameron Norrie (que na edição transacta ganhou o titulo de pares e que disse ser o Millennium Estoril Open o seu torneio preferido do circuito).

O quadro principal de 28 elementos fica completo com quatro tenistas vindos da fase de qualificação, três wild cards e eventualmente dois special exempts. Na calha para entrar diretamente caso não sejam usados os special exempts e/ou haja desistências está o controverso australiano Bernard Tomic.

Segundo João Zilhão o facto de a prova ter os 3 melhores jogadores jovens do mundo “significa que a nossa estratégia de atrair os grandes campeões do futuro tem dado resultado”. O diretor do torneio acrescenta ainda: “Antes de qualquer dado estatístico, convém realçar a qualidade intrínseca do elenco, com dois jogadores do top 10 mundial pela primeira vez (uma raridade num evento ATP 250), cinco campeões de torneios em 2019 e a estreia de dois dos maiores entertainers do circuito no Clube de Ténis do Estoril: Gael Monfils e Fabio Fognini, actualmente ambos no top 20.  Teremos também a situação inédita de vermos pela primeira vez um português defender o seu título num torneio do ATP Tour em Portugal e contamos com o público nacional para o apoiar nessa missão. Por fim, um pormenor muito relevante: o forte contingente formado pela nova geração do ténis americano, que também mostra que o Millennium Estoril Open – e a bela zona do Estoril/Cascais – tem uma relevância cada vez maior nos Estados Unidos”.

 

LISTA COMPLETA DE INSCRITOS

 

Com acesso direto                                          Ranking     Idade

Kevin Anderson (AFS)                                        7.º              32

Stefanos Tsitsipas (GRE)                                  10.º               20

Fabio Fognini (ITA)                                          17.º              31

Gael Monfils (FRA)                                           18.º              32

Alex de Minaur (AUS)                                       26.º              20

Frances Tiafoe (EUA)                                        34.º              21

John Millman (AUS)                                          39.º              29

Jérémy Chardy (FRA)                                        40.º              32

João Sousa (POR)                                             41.º              29

Mikhail Kukushkin (CAZ)                                   43.º               31

Dusan Lajovic (SER)                                         44.º               28

Cameron Norrie (GBR)                                     51.º                23

Taylor Fritz (EUA)                                             56.º               21

Reilly Opelka (EUA)                                          58.º               21

Malek Jaziri (TUN)                                             59.º              35

Mackenzie McDonald (EUA)                                60.º              23

Jaume Munar (ESP)                                          61.º               21

Leonardo Mayer (ARG)                                      62.º               31

Yoshihito Nishioka (JAP)                                    64.º               32

 

Alternates

 

Hugo Dellien (BOL)                                           74.º               25

Ernests Gulbis (LET)                                          78.º              30

Nicolas Jarry (CHI)                                            79.º              23

Guido Andreozzi (ARG)                                      80.º              27

Bernard Tomic (AUS)                                         81.º              26

Federico Delbonis (ARG)                                    83.º              28

Prajnesh Gunneswaran (IND)                             84.º              29

Pablo Cuevas (URU)                                          85.º              33

 

NOTA: aos 19 tenistas com entrada direta, juntar-se-ão dois Special Exempt (ou dois alternantes, caso não haja jogadores nessa situação), quatro qualifiers e três wild-cards.

O Millennium Estoril Open decorrerá de 27 de Abril a 5 de Maio e os bilhetes estão à venda nos locais habituais. O dia 1 (sessão diurna), o sábado 4 e o domingo 5 já têm lotação praticamente esgotada.