A comemorações civis e militares iniciaram-se por volta das 14h junto ao monumento comemorativo da batalha, existente no local onde a Batalha ocorreu, zona conhecida como “Atoleiros” que deve o seu nome ás condições do terreno, com algumas linhas de água que criaram dificuldades á cavalaria castelhana e permitiram uma vitória a uma força muito menor, comandada por Nuno Alvares Pereira.
Depois da ida ao monumento as comemorações decorreram na vila onde, por volta das 16h, o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Gomes Cravinho foi recebido por uma salva de nove “tiros” e uma guarda de hora, depois e perante algum público, que enfrentou as condições atmosféricas adversas, tiveram lugar os discursos do Sr. Presidenta da Câmara de Fronteira Rogério Silva, e do Ministro antecedidos por uma resenha histórica da da batalha
Para finalizar ocorreu o desfile das tropas em parada que era composta, além dos militares, também pelo corpo de Bombeiros Voluntários de Fronteira e Guarda Nacional Républicana.Todos eles desfilaram perante o Sr. Ministro e as restantes individualidades civis, religiosas e militares presentes nas comemorações.
Após o desfile, na Avenida dos Atoleiros, o Ministro da Defesa visitou o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros acompanhado do Presidente da Camara Municipal.