A abertura desta Pousada & Historic Hotel representa um investimento de 4 milhões de euros e a criação de cerca de 40 postos de trabalho, contribuindo assim para a dinamização da economia da região, bem como para a reabilitação urbana de Câmara de Lobos. O desenvolvimento da marca em novas geografias vem também reforçar a aposta das Pousadas de Portugal na diversificação de mercados que, para além de Portugal e Reino Unido – que ainda constituem a maioria dos hóspedes -, se centra agora nos EUA, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Bélgica.
A marca prepara-se ainda para investir num plano de intercionalização, estando prevista a abertura de cinco pousadas fora de Portugal até 2023, instaladas em monumentos/edifícios/regiões que possam funcionar como um veículo de proteção e divulgação do património cultural português, num total de 300 quartos.
Para o presidente das Pousadas de Portugal, Luís Castanheira Lopes, “as Pousadas de Portugal são uma das marcas que mais cresce dentro do portefólio do Pestana Hotel Group e em termos estratégicos faz todo o sentido apostar na Madeira, um destino com forte ligação às origens do grupo e que nos permite alargar o contacto com novos mercados”.
“O hotel Pestana Churchill Bay é um investimento âncora de importância vital para a cidade de Câmara de Lobos. Irá, estou certo, alavancar de forma decisiva a economia da cidade, criar emprego e atrair cada vez mais turistas. Enquanto autarca, sinto grande orgulho em ver esta magnifica cidade se associar a uma marca de reputação e reconhecimento internacional como é o Pestana Hotel Group. Ultrapassados os estigmas do passado, Câmara de Lobos é um concelho atrativo e de novas oportunidades”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho.
O Pestana Churchill Bay localiza-se no centro histórico da vila de Câmara de Lobos, na primeira linha do mar e perfeitamente enquadrado com o contexto arquitetónico local, contabilizando 57 quartos, restaurante, bar, esplanada e piscina panorâmica e serviço de sauna e massagens.
Com vista privilegiada sobre a baía, cada um dos quartos tem uma decoração inspirada na famosa pintura de Winston Churchill, Primeiro-Ministro inglês e Prémio Nobel da Literatura, que dá nome à unidade. Em 1950 o político britânico visitou a ilha da Madeira e, inspirado pela beleza natural da região, retratou a paisagem de Câmara de Lobos. O momento foi imortalizado pelo fotógrafo Raul Perestrello, passando esta localização a ser popularmente conhecida como o miradouro Winston Churchill.
Esta nova unidade das Pousadas de Portugal localiza-se a apenas 8 quilómetros do centro do Funchal e 25 quilómetros do aeroporto, numa cidade piscatória construída em anfiteatro sobre a baía. Câmara de Lobos deve o seu nome ao avistamento de uma comunidade de lobos marinhos, aquando da sua descoberta pelo navegador Gonçalves Zarco, por volta de 1420. A baía exibe um casario branco sublinhado por barras coloridas, com os vinhedos da Madeira como pano de fundo. Tal como na pintura de Churchill, o cenário pitoresco é complementado pelos barcos típicos dos pescadores de Câmara de Lobos.