Todos sabemos que existem veículos movidos a petróleo, eletricidade e gás. Agora existe uma nova forma de acionar os motores, que começa no nosso lixo doméstico. Este é o objetivo do projeto Life Methamorphosis: alcançar o bio metano a partir de resíduos orgânicos. É assim que, em 5 passos, o nosso lixo orgânico se torna gás renovável.
- Reciclar. Cada habitante da cidade de Barcelona produz cerca de 1,5 quilos de resíduos por dia. 2,5 milhões de quilos de lixo por dia, dos quais apenas 40% são reciclados. “Com todos os resíduos orgânicos gerados podemos produzir bio metano suficiente para alimentar 10.000 automóveis e percorrer cerca de 15.000 quilómetros por ano”, sublinha Andrew Shepherd, engenheiro da SEAT que lidera o projeto Life Methamorphosis. De todo o lixo recolhido no Ecoparc 2 de Barcelona, o bio metano é produzido utilizando os resíduos orgânicos dos contentores castanhos e o que for útil dos contentores cinzentos. Toda esta matéria-prima será transformada em biocombustível.
- Transformar. O processo de transformação começa quando todos os resíduos orgânicos são selecionados no Ecoparc e alimentados em digestores anaeróbicos de 26 metros de altura, a mesma altura de um edifício de 8 andares, cada um com uma capacidade de 4.500 metros cúbicos. Como não há oxigênio nos digestores, inicia-se um processo de decomposição que emite gases. Cerca de 30 dias depois, é produzido biogás com 65% de metano. “Este biogás ainda não tem a qualidade suficiente para alimentar um motor a gás SEAT, pelo que tem de ser refinado”, explica Shepherd. Além disso, tudo é aproveitado, pois o lixo orgânico que não é transformado em biogás é utilizado como fertilizante.
- Refinar e comprimir. Neste ponto, a mistura contém metano e dióxido de carbono, mas precisa de ser refinado para alcançar uma qualidade suficientemente alta para os automóveis. O engenheiro da SEAT ressalta que “um dos maiores esforços que estamos a fazer com o nosso projeto é garantir que o gás seja da mais alta qualidade. No final do estudo, vamos testar o impacto do uso exclusivo do nosso bio metano nos motores dos quatro veículos que estamos a testar”. Após esta fase, o gás é comprimido e armazenado.
- Abastecimento. O bio metano está agora pronto para ser utilizado em qualquer veículo movido a gás. O abastecimento no posto de combustível do projeto leva menos de 3 minutos. “Este bio metano pode ser injetado na rede de abastecimento de gás. Eles têm a mesma composição química, por isso podem ser usados diretamente ou misturados com gás convencional”, afirma Shepherd.
- Condução. Embora o projeto piloto Life Methamorphosis produza bio metano suficiente para abastecer os quatro veículos usados no teste, o Ecoparc 2 tem potencial para produzir muito mais. Se todo o biogás do Ecoparc 2 fosse refinado em bio metano, 3.750 automóveis SEAT Leon poderiam dar a volta ao mundo todos os anos. “Com este gás renovável estamos a abordar questões muito importantes para os dias de hoje: contribuir para a economia circular, reduzir os resíduos e reduzir os gases com efeito de estufa, uma vez que a sua produção e utilização produz 80% menos emissões de CO2 do que a gasolina”, conclui Shepherd. Atualmente, 3 SEAT Leon e 1 Arona estão a trabalhar com este bio metano para testar o seu efeito nos seus motores depois de terem percorrido um mínimo de 30.000 quilómetros cada.