Este ano, a novidade passa pela inclusão de dois novos quadros, nomeadamente os Besteiros do Conto e a Praça de Jorna. No primeiro caso, trata-se de um retrato de uma milícia de Serpa que se destacou durante o Cerco de Portalegre, cujas habilidades foram reconhecidas. No caso da Praça de Jorna, não é novidade no Cortejo. Contudo, o quadro histórico foi reformulado e será certamente mais um carro marcante desta edição.
O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, volta a marcar presença forte nesta iniciativa através da participação de vários grupos e ranchos corais.
Trata-se de um evento que se realiza desde 1979 e que retrataquadros locais, mostrando a história, a etnografia e o património construído, e que marca os festejos da Páscoa em Serpa, e em especial, as Festas em Honra de N. Senhora de Guadalupe.
Na sua organização, construção e realização, este evento envolve mais de 1000 pessoas, entre trabalhadores da autarquia e outros populares, que se disponibilizam para participar.