Ciente dessas dificuldades que os estarrejenses possam vir a ter e com o intuito preservar memórias históricas comuns, que constroem a nossa identidade e determinam o que fomos e o que somos, o Município de Estarreja dará continuidade à iniciativa “Viagem às tradições”, numa visita às sedes dos ranchos e grupos etnográficos e de folclore do concelho, nos dias 5, 11, 18, 21 e 31 de maio.
Os cinco grupos aceitaram o desafio e abrem as suas portas para nos guiarem no tempo, num mostruário de trajes, partilhas de histórias, usos e memórias locais, que antecede a realização do Mercado Antigo de Estarreja.
Com mais esta ação e em parceria com os grupos etnográficos e de folclore do concelho, o Município pretende preservar a inestimável herança cultural, mantendo vivas as raízes.
Nos dias 8 e 9 de junho, embarque nesta Viagem às Tradições e participe na recriação do Mercado Antigo.
Vender no Mercado da Praça de 1812
Data de 1812 a criação pela Câmara Municipal de Estarreja do mercado, aos domingos de manhã, na praça de Estarreja, e de um pequeno mercado diário, mais vocacionado para os alimentos frescos. A recreação histórica do Mercado Antigo pretende relembrar o quotidiano do final do Séc. XIX ao início do Século XX, com espaços de venda, encenações, trajes, costumes e música tradicional, num rebuliço de feira popular carregada de emoções e de memórias que atravessam gerações e nos tocam porque fazem parte de nós.
Programa:
5 MAI. DOMINGO » 15H00
GRUPO ETNOGRÁFICO DA CASA DO POVO DE AVANCA
11 MAI. SÁBADO » 15H00
RANCHO FOLCL. “AS TRICANINHAS DO ANTUÔ
18 MAI. SÁBADO » 15H00
RANCHO F. “AS TRICANINHAS DE S. MIGUEL FERMELÔ
21 MAI. TERÇA » 21H00
GRUPO ETNOGRÁFICO DANÇAS D’ ALDEIA PARDILHÓ
31 MAI. SEXTA » 21H00
GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE VEIROS
Poderá fazer a sua inscrição aqui ou presencialmente na Casa Municipal da Cultura ou na Biblioteca Municipal de Estarreja.
Transporte: A Câmara Municipal assegura transporte para as sedes dos grupos
Ponto de encontro: Casa da Cultura
Nota: Os participantes que quiserem usufruir do transporte municipal devem comparecer 15 minutos antes da hora da visita junto à Casa da Cultura.
Fonte: CME/MF