Estes acordos, irão garantir o fornecimento de milhões de dólares de baterias de iões de lítio que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década.
O acordo cobre o fornecimento global dos módulos de baterias para todos os modelos da nova plataforma SPA2 e da plataforma já existente CMA e representam um passo determinante para a estratégia de eletrificação da Volvo Cars.
Em 2017, a marca sueca assumiu que, a partir de 2019, todos os seus novos modelos iriam incorporar motorizações eletrificadas. A Volvo Cars reforçou esse objetivo e pretende que, pelo ano de 2025, as motorizações eletrificadas representem cerca de 50% das suas vendas mundiais.
“O futuro da Volvo Cars é elétrico e estamos fortemente empenhados em ir para além do motor de combustão interna. Os acordos hoje assinados com a CATL e a LG Chem demonstram como poderemos atingir os nossos ambiciosos objetivos” referiu Håkan Samuelsson, President & CEO da Volvo Cars.
A CATL e a LG Chem são fabricantes de baterias de renome. Ambas as empresas têm já uma história de sucesso na indústria automóvel fornecendo baterias de iões de lítio à escala global. Ambas cumprem as rigorosas normas da Volvo Cars em termos de liderança tecnológica, cadeias de fornecimento responsável e custos competitivos.
A primeira linha de produção de baterias da Volvo Cars está neste momento a ser construída na sua fábrica de Ghent, na Bélgica e estima-se que esteja concluída até final do ano. O primeiro modelo totalmente elétrico da marca será aí construído e será o SUV compacto XC40. As variantes plug-in hybrid deste modelo também serão produzidas na fábrica belga.
A plataforma CMA – Compact Modular Architecture é a plataforma que equipa o Volvo XC40, bem como o modelo elétrico Polestar 2 e os modelos da LYNK & CO, marca que também pertence ao grupo Geely. A nova plataforma SPA2, com lançamento previsto para o início da década, é a próxima geração da plataforma SPA – Scalable Product Architecture atualmente existente. A SPA é uma das plataformas automóveis mais avançadas da indústria e equipa os modelos da Volvo da gama 90 e 60. O primeiro modelo a ser lançado com a plataforma SPA2 será a nova geração do Volvo XC90.
No início do ano, a Volvo Cars havia já revelado um upgrade nas suas motorizações eletrificadas agora disponibilizadas a um maior número de modelos da sua gama. As motorizações plug-in hybrid T8 e T6 Twin Engine foram também melhoradas estando agora ambas as opções plug-in hybrid presentes em cada novo modelo.