fbpx
Início Destaque Página Principal Dois Fernando Pires o “arquiteto dos pés” traz a sua arte para Lisboa

Fernando Pires o “arquiteto dos pés” traz a sua arte para Lisboa

0
Fernando Pires o “arquiteto dos pés” traz a sua arte para Lisboa
Fernando Pires o “Arquiteto dos pés” traz a sua arte para Lisboa - ©Aldrabiscas

Brasileiro, nascido em São Vicente, no Estado de São Paulo, Fernando Pires formou-se em arquitetura na faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos em 1976, com o sonho de se tornar o melhor arquiteto do país.

Após exercer a profissão por alguns anos, viu seu destino mudar, conforme contou ao anoticia.pt.  “Só Deus pode explicar, porque foi ele o culpado, ele botou uma cliente na minha vida de arquitetura, eu terminei a obra dela, e ela inventou que eu devia mexer com moda. Eu até fiz roupa, para pagar a minha faculdade, a minha mãe costurava para fora, desenhando roupa e vendendo para boutique. Eu não imaginava sapato. Ela foi enviada para a minha vida para me desviar para os sapatos e eu descobri uma paixão absurda”.

A partir de 1990, Fernando Pires, sem deixar de lado a sua formação inicial, entregou-se à sua verdadeira vocação, criando e desenhando, modelos de sapatos, botas e sandálias. O que começou como uma brincadeira tornou-se num negócio de sapatos com status de obra de arte, sendo conhecido como o “Arquiteto dos pés”.

Para Fernando Pires, “O sapato que torna a mulher mais elegante é sem dúvida o salto alto. O salto alto é o elemento mais feminino que existe no figurino da mulher, do vestuário, não tem nada mais feminino que o salto alto” diz ao a “anoticia.pt”, acrescentando “todas podem usar um salto alto. É uma arma de sedução poderosa.”

Este estilista que já calçou mulheres famosas em todo mundo, como, Gisele Bündchen,Mariah Carey, Rihanna, e Madonna, explica que “Eu faço sapato para sair, mas lógico que eu tenho clientes que pedem para fazer qualquer deles, mais baixos, com salto mais grosso. Tudo é possível. Tem de haver bom senso até por uma questão de saúde. Durante o dia, podem usar ‘rasteira’, mas á noite… é claro que ele (salto) tem que reinar!”

Embora Fernando Pires, seja conhecido pela sua coleção de senhora, a marca também tem coleção de sapatos para homem, “Eu faço masculino. Eu tenho uma clientela grande em São Paulo de masculino. A gente vai ter aqui também” refere o criador, respondendo de seguida á questão que lhe colocamos acerca do custo de cada par de sapatos, já que todos eles são executados à mão. “Para cá não. Não serão caros para cá, No Brasil é um pouco caro. É para uma faixa alta”.

Sobre a mulher portuguesa Fernando diz não ter ainda grande contacto, “Eu vim três vezes a Portugal, de quinze em quinze anos, vim em 89 a primeira vez, 2004 para ver Madonna, até Claudia Raia estava aqui comigo…ela é minha madrinha, ela batizou a minha primeira loja. Então eu não tive ainda esse contacto, mas hoje vendo as pessoas chegar, são elegantes, se percebe que elas têm um gosto pela moda e pelo que é bonito e diferente”.

A primeira loja da marca Fernando, está prevista abrir em setembro deste ano, numa artéria muito próxima da glamourosa Av. da Liberdade.