Quase quatro anos depois de ter chegado a Portugal, a mytaxi, agora FREE NOW, não só deixa para trás o nome e a imagem, em que o preto e o amarelo, é substituído pelo vermelho e azul, como aposta ainda num novo serviço de preço, com o lançamento do LITE. “É com grande expetativa e entusiasmo que encaramos esta nova fase e todas estas mudanças. Além de um novo nome e de uma nova imagem, conseguimos trazer para o mercado nacional este novo serviço que acreditamos que dará mais competitividade ao setor do táxi”, explicou Pedro Pinto, Diretor Geral da FREE NOW em Portugal.
O novo serviço LITE significa um novo preço, que vai permitir que as viagens de táxi através da FREE NOW sejam cerca de 30% mais baratas que uma viagem de táxi normal, e tem como principal objetivo, promover uma maior competitividade entre os táxis e as restantes plataformas eletrónicas de transportes de passageiros, (TVDE). O serviço LITE funcionará em exclusividade com o taxímetro em Letra C, o que significa que o motorista ao acionar esta tarifa, o taxímetro não estará a contar, sendo o preço dado pela FREE NOW.
Para além disso, à semelhança do que já acontece com as outras plataformas, mas pela primeira vez no táxi, será possível tanto ao passageiro como ao motorista saber à partida o preço exato que irá ser cobrado pela viagem. Importa ainda referir que este novo serviço funciona apenas com recurso a pagamento via app (com confirmação de pagamento no final por parte do cliente) e com a obrigatoriedade de colocar o destino final antes de solicitar a viagem.
Esta mudança na maior aplicação de táxis da Europa significa mais do que uma mudança no nome, passando a partir de agora a oferecer um serviço de mobilidade mais abrangente ao disponibilizar soluções de multisserviços numa única aplicação, como por exemplo a integração das trotinetes elétricas da Hive.
Eckart Diepenhorst, CEO da FREE NOW na Europa, diz ser “Este dia é um grande marco para toda a organização”, referindo que “Iniciámos esta transição para um multisserviço de mobilidade há algum tempo, no momento em que lançámos a marca de trotinetes elétricas Hive. O rebranding para FREE NOW assinala mais uma etapa com a oferta de diferentes serviços dentro da app. Embora o táxi vá continuar a desempenhar um papel fundamental na nossa oferta, acreditamos que no futuro é importante termos mais opções de mobilidade”.
Para Pedro Pinto, hoje em dia, a escolha dos utilizadores é feita com base em dois fatores essenciais, que são a qualidade e o preço: “O primeiro temos vindo a melhorar de forma progressiva que nos permite ter hoje uma frota e motoristas parceiros que fornecem um serviço de qualidade, que tem em muito contribuído para mudar a imagem que a opinião pública tinha do setor. Em relação ao preço, sabemos que tem sido mais difícil mudar a regulamentação, há muito desatualizada, e por isso, a introdução do LITE foi a forma encontrada ao abrigo da atual legislação, que permite que o táxi volte a ser competitivo com um serviço a um preço mais acessível para todos, mas com a mesma qualidade”, reforçando ainda a confiança de que esta será uma medida bem recebida tanto por profissionais, como pelos utilizadores, e mais uma forma de mostrar o compromisso com o setor .
A partir de hoje, a mudança da mytaxi para a nova aplicação FREE NOW irá acontecer através de uma atualização regular, disponível no Google Play Store e no iOS Appstore, não sendo necessário instalar uma nova aplicação. Para além disso, todas as contas e configurações vão permanecer inalteradas.
A FREE NOW, integra a joint-venture de mobilidade da BMW e da Daimler. As outras verticais associadas a essa junção são a SHARE NOW (Carsharing) REACH NOW (multimodal), PARK NOW e CHARGE NOW.