Eventos que, enquanto competições desportivas internacionais, «trazem à Região uma elite desportiva representativa de países Europeus e de fora da Europa, ligados à modalidade, assim como os seus agentes desportivos, comitivas federativas nacionais e demais acompanhantes», explicou a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, para quem faz todo o sentido o apoio a estas realizações, sobretudo enquanto contributo a uma afirmação, pela positiva, da imagem da Madeira, associada ao acolhimento a estas grandes provas mundiais.
Uma afirmação que Paula Cabaço defende, na linha dos vários apoios que têm vindo a ser atribuídos, a outras entidades e associações, cumprindo-se a estratégia de promoção da Madeira enquanto destino de turismo ativo que, simultaneamente, faz parte do mapa mundial, na dinamização deste tipo de eventos.
Refira-se que, no total das duas provas, estima-se que estejam envolvidos cerca de 300 atletas, oriundos de 40 países, que serão ainda acompanhados por equipas técnicas e familiares. Números que obviamente terão impacto em toda a oferta hoteleira e complementar à atividade turística existente no destino.
Acresce dizer que, para além de estar integrado no Calendário Europeu de Triatlo e na Taça do Mundo de Paratriatlo, este evento prevê a realização de um conjunto de ações que irão marcar, do ponto de vista desportivo, a cidade do Funchal, neste período.